segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Gladiadores



















 

























Gladiadores !

Vamos lá, com o sucesso do filme e sua continuação, verdades e questões sobre eles...

...Sim, além de muitos outros mitos que o cinema e a modernidade criaram, como: 

Um "vale-tudo" ! (Não é verdade, haviam regras, pontuação e inclusive com a presença de treinadores, as casas ludus representantes, árbitros que seguravam uma espécie de vara de bambú no meio entre os duelistas e até contadores)

Vários escravos fracos e mal armados contra outros em oposição superior formando um massacre ! (...outro mito, as lutas eram em duplas, principalmente no final de torneios, e sim, haviam torneios e com apostas, altos prêmios! O que poderia acontecer, é; no Coliseu, o maior anfiteatro, haver vários pares lutando separados uns dos outros em fase de chaves, por exemplo. Além de outras modalidades esportivas, como provas de força, velocidade e resistência)

Polegar para cima = vida/polegar para baixo = morte (não havia esse gesto, ele foi criado em fins do Séc.XIX e ficou popular pelo cinema mudo no Séc.XX! Havia um gesto parecido com o polegar e a mão serrada inclinada em direção ao próprio pescoço, mas esse era um gesto de origem marcial para indicar uma execução rápida do gládio nessa área, mas era raríssimo para esportes. Gladiadores eram atletas caros, tinham que ser treinados, alimentados, famosos, não eram descartáveis tão facilmente assim como se pensa! Os imperadores, ou a realeza, quando presentes, não intervenham nos eventos. Eram como hoje em dia, uma presença simbólica, como dos presidentes nos estádios)

Veículos e animais com gladiadores e tudo junto misturado no melhor estilo "vença o melhor!" (não eram impossíveis mas eram raros, e quando isso acontecia era mais no sentido de "espetáculo", show, com uma narrativa, não esporte. O público entendido de esportes geralmente se retirava, era coisa de "vulgar"... e não morriam tantos humanos assim.. porém, já animais, era um  horror!!!)

Execuções públicas e os cristãos devorados por leões (...isso é mais ou menos verdade...  Sim, entre os intervalos dos eventos maiores, poderiam haver execuções. Elas aconteciam geralmente com arquibancadas vazias, já que as famílias com crianças se retiravam para ir ao banheiro e fazer um lanche... Algo como o nosso "momento do comercial na Tv" kkkk... e não, ninguém sabia se era cristão ou não, escravos ou civis, heróis ou malfeitores, feio, pobre, branco ou preto... eram todos já condenados dentro do processo de lei romana. Afinal, para se vencer guerras e aplicar a Lei nunca se dependeu de visualização em estádios, né? Era a mesma lógica. E originalmente, no final da República e início do Império eram poucas, porém, foram aumentando à medida que problemas e as crises sociais da civilização romana cresciam..  Não, os romanos não tinham prazer em ver aquilo, mas a coisa foi perdendo o controle, e em algumas épocas foi "politizada", aí já viu, né?.. O que levou à atrocidades e barbaridades onde antes era pra ser apenas esporte e entretenimento! É tido como os períodos menos frequentados, até serem de todo proibidos. Trocando em miúdos: estavam utilizando o lugar errado pra fazer palco de guerra  política! Muito parecido com um certo tempo contemporâneo, né? 😅)

Entre outras...

RM.

...

"Gladiadores: 
Tipos e Combates" 📚

Ao contrário de algumas representações modernas, os gladiadores geralmente lutavam em duelos, capturando a atenção do público com batalhas individuais. 
Cada tipo de gladiador tinha armamento e estratégias específicas, além de combinações estabelecidas para confrontos equilibrados.

Os duelos assimétricos eram os mais populares, destacando gladiadores com armas diferentes, mas chances semelhantes. Exemplos incluem:

Retiarius (lutador com rede) vs. Secutor (perseguidor)

Thraex (trácio) vs. Murmillo

Equipamentos principais:

Retiarius: 
tridente, rede, punhal; sem escudo ou capacete.

Thraex: 
espada curta curva, escudo pequeno e capacete grande.

Murmillo/Secutor: 
espada curta, escudo grande (retangular) e proteção nas pernas; o secutor usava capacete arredondado.

Outros gladiadores notáveis:

Hoplomachus:
 inspirado nos hoplitas gregos.

Bimarchairos/Arbelas: duelavam com armas em ambas as mãos.

Gauleses/Saminitas: embora o equipamento deles seja incerto.

Lutas a cavalo ou com carros de guerra eram extremamente raras e pouco documentadas. 
A personalização no estilo de combate era permitida, incluindo lutas com a mão esquerda (scaeva), consideradas prestigiadas. O imperador Cômodo, famoso por competir na arena, orgulhava-se desse estilo.

Embora a uniformidade fosse regra no exército, os gladiadores podiam adotar variações em suas armas e armaduras, mantendo o espetáculo diversificado e empolgante para o público."

Fonte: Presente de Grego 
https://www.facebook.com/share/19tGbkTMKs/

Filme Gladiador II
Gênero: épico
Direção: Ridley Scott
Produção: Ridley Scott,Michael Pruss,Douglas Wick
,Lucy Fisher
Roteiro: David Scarpa (Baseado em
Personagens de David Franzoni)
Elenco: Paul Mescal,Denzel Washington,Connie Nielsen,Derek Jacobi,Djimon Hounsou,Joseph Quinn,Pedro Pascal
Música:Harry Gregson-Williams
Cinematografia: John Mathieson
Edição: Claire Simpson,Sam Restivo
Companhia(s) produtora(s)
Scott Free Productions
Lucy Fisher/Douglas Wick Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Lançamento: 22 de novembro de 2024