Desenhos de croquis com pena de nanquim parte I
Série, nº35
Considerações:
Estou começando um sketchbook novo esse ano. A partir dessa postagem, vou colocar uma seqüência das seis páginas iniciais desse novo caderno (posteriormente continuo publicando os desenhos PB e coloridos dos cadernos antigos). Todas foram feitas como desenho de observação direto da realidade e são produtos, "em primeira mão", da minha pena e tinta nanquim.
Pessoalmente, estou em uma fase de desenho em que cada dia acredito menos e duvidando mais da qualidade de trabalhos bem acabados para postar aqui pra vocês. Trabalhos bem finalizados e demorados são lindos e bacanas, também gosto, mas perante a profusão de imagens que "pipocam" na internet utilizando softwares avançados ou técnicas mirabolantes, estou enxergando mais verdade, nos artistas que publicam seus croquis. O esboceto, fala mais de quem o fez e sua visão de mundo do que o arte-finalizado. E é isso que está me interessando no momento.
Por isso, nada melhor do que trabalhar apenas com pena e tinta, preto no branco, sem correções, com todas as impurezas (e purezas!) que só um autêntico desenho possui!
Espero que gostem.
RM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário