Charge Religiosa
Série, nº42
Hoje, dia 11 de setembro faz dez anos do ataque aos Estados Unidos. Longe de querer me partidarizar sobre o ocorrido e lamentando as perdas de ambos os lados religiosos (tanto cristãos quanto muçulmanos), publico essa charge feita tempos depois sobre a censura religiosa, sofrida pela charge e a arte em geral, do caso do tablóide dinamarquês.
Seja qual for a opção religiosa de cada um, políticas a parte, sou contra a censura de qualquer forma e também a falta de respeito perante o semelhante. Se o ilustrador desrespeitou o credo alheio, errou, e errou também a comunidade religiosa que o censurou. Liberdade de expressão é um direito básico de todos, assim como a liberdade de concordar ou discordar de algo.
Por tudo isso, posto essa charge que diz respeito a censura religiosa aos artistas, aos ataques violentos, controles religiosos de qualquer tipo e ao conflito político de forma geral. Não tenho outra imagem que defina melhor esse problema e desde a época foi a única coisa que produzi sobre o tema nesses dez anos. A arte atacada só pode se defender com arte! A comédia pela comédia! O drama pelo drama!
RM.
1 minuto de silêncio pelas vítimas do conflito.
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário