domingo, 30 de novembro de 2014

Gato Negro (Batik)

 


Gato Negro (Chat Noir)

Rafael Menicucci, 2014
Técnica: Batik ou Batique

Trabalho realizado em estamparia pela técnica Batik. Tecido algodão branco, tintas aquarelas silk e cera.

Continuando minhas representações felinas, porém dessa vez, em outros suportes, como os tecidos.
Na primeira foto o tecido esticado e ainda com a cera, na segunda, o tecido já solto e finalizado sem a cera.

RM.


....................................................................................
Para saber mais sobre a técnica do Batik:

'Batique (ou batik) é uma técnica de tingimento em tecido artesanal. Esta técnica é originária da ilha de Java na Indonésia.
No batique javanês, o efeito final é produzido por sucessivos tingimentos no tecido, protegido por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas pela cera são tingidas. As máscaras são aplicadas sobre a seda com pincel ou "tjanting", uma ferramenta de metal própria para dispensar pingos de cera derretida.
Indonésia foi o berço do Batik, forma de expressão artística que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingi-lo com cores variadas, que lhe confere uma impressionante beleza. A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.
Por se tratar de uma arte milenar, o Batik se mantém fiel, sem sofrer mudanças na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentração e capacidade de imaginar na abstração do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado.
Nos tempos das colonizações a técnica do Batik embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batik, pode-se fazer quadros, cangas, lenços, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e além dele, papel, couro e casca de ovo. Cada trabalho de Batik é original e feito à mão.'

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Batik

Nenhum comentário: