domingo, 31 de março de 2024

Páscoa 2024

 






















Páscoa 2024

Feliz Páscoa para todos!


Aproveito para deixar uma reflexão dos 'povos da areia' para essa Páscoa...


"A mão que dá está sempre acima da que recebe."


Provérbio Árabe


RM.


PS: Abaixo segue fotos do ovo do Sonic que ganhei! ...Sim, também sou um fã do Sonic!

"... Um 'Coelho Azul Super Rápido' deixou isso (foto) aqui em casa e foi embora...

Estranho que ele tinha uns espinhos grossos nas costas e calçava um par de 'Sapatinhos Mágicos Vermelhos'..."

🎶"...Tan.. Tan, Tan, Tan... Tan, Tan, Tan, Tan, Tan, Tan..." 🎶

(Tocando a música do Sonic)

😊🐰🦔💙


#sonic

#ovosonic 

#pascoasonic 

#citações 

#sabedoria 

#reflexõessábias









segunda-feira, 25 de março de 2024

Aniversário 200 Anos da 1° Constituição Brasileira: 1824-2024




 










































1° Constituição do Brasil Independente 200 Anos: 1824-2024

Aniversário da Constituição Brasileira

Dia 25 de março de 1824

RM.

...

A Constituição:

"A Constituição de 1824 foi a primeira da história brasileira. Garantiu amplos poderes ao imperador e apresentou heranças coloniais, vigorando até a Proclamação da República. Dom Pedro I foi o primeiro imperador do Brasil e outorgou a Constituição de 1824, que lhe conferia amplos poderes.

Vigente durante o período do Brasil Império, ela foi uma constituição do tipo outorgada, isso é, imposta unilateralmente pela vontade do imperador Pedro I, que a encomendara ao Conselho de Estado. D. Pedro havia dissolvido a Assembleia Constituinte em 1823 e, por meio da Constituição de 1824, impôs o seu próprio projeto político ao País. O mesmo D. Pedro viria a outorgar, em Portugal, a Carta Constitucional de 29 de abril de 1826, inspirada no modelo brasileiro.

Permaneceu em vigor por 65 anos, até a promulgação da Constituição de 1891, que, na sequência do decreto n.°1, de 15 de novembro de 1889, substituiu o ordenamento político do Império do Brasil por um de caráter republicano. Foi a constituição que vigorou por mais tempo no Brasil. Entre suas inovações estavam a liberdade de culto religioso (embora a religião oficial permanecesse a católica romana) e a liberdade de imprensa e de opinião, e originalidades como a instituição do Poder Moderador"

Fonte: Wikipedia

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1824

#constituiçãobrasileira
#constituiçãobrasileira200anos
#primeiraconstituiçãobrasilimperio





quinta-feira, 21 de março de 2024

DUNA, o filme, parte 2

 
















DUNA


Parte Dois 


(Dir.: Denis Villeneuve, 2024)


Fui assistir DUNA...

...Gente... 

Valeu Villeneuve, seu filme está muito bom, mas comparações nesse caso são inevitáveis e pelo menos na cena final do duelo e revolução, acho que não superou o "Sting" e o filme de David Lynch! 😅

Teria que rever o de 84 mas lembro de criança, ficar beeem impressionado... Teve muito impacto e repercussão aquela cena na época, com visual meio "Punk Fascista Futurista" dos Harkonnen, discussões e morais políticas, anarquismo, etc.. E não senti o mesmo, a mesma vibe ideológica, e nada disso, desta vez! Vi mais um mata-mata. Em contrapartida, as cenas de ação, a dos vermes gigantes e máquinas nas areias e deserto, e a produção como um toda, superou breguices e efeitos especiais "Atari" dos anos 80... rsrs...

Também não vi razão pra 2 filmes do mesmo livro. Muito enrolação no primeiro para os dias de hoje. Esse lado da história maior e mais arrastado, compreendo, faz parte daquele universo, mas ainda fico com a decisão de linguagem edição "vídeo clipe 80's" em resumir! (o quê, por sinal, também foi uma baita discussão para os Studios na época! E se não me engana a memória, ele foi considerado longo)

Em resumo: É muito bom! Uma boa adaptação, mas eu ainda espero a versão que "Não-Aconteceu-Impossível" dos anos 70 de Jodorowsky ! Kkkk 🤣😱 Essa, Sim! Seria uma Master Pièce! Com Moebius, Giger, Orson Welles, Dalí, Mick Jagger, David Bowie, etc.. rsrs...

...Não sei, fiquei com uma sensação de que esse filme está meio "atrasado"... Perdeu o "timing"... Tudo que ele tinha de bom, e essa versão mais "low-light", "pé no chão", que o Villeneuve tinha para oferecer, já foi feito e mostrado no cinema antes! Alí, está um pouco de Mad Max, Oblivion, Star Wars e etc...

Todas idéias que foram retiradas da fonte... Duna !

Então quer dizer, pra DUNA, realmente voltar a ser relevante no Cinema hoje como o é para a Literatura, Jodorowsky estava certo, teria que ser algo nunca antes visto!!! 

...E isso não ocorreu...

...É legal, maaaas faltou ser "De Outro Mundo" ! 

RM.

PS: Mas eu gostei, tá?! Vou ver o terceiro com certeza! 😉

🎬🌕🖖🏻


...


Sobre:

Duna: Parte Dois prt: Dune – Duna: Parte Dois) é um filme épico americano de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve, a partir de um roteiro de Villeneuve, Jon Spaihts e Eric Roth. Servindo como uma sequência direta de Duna (2021), é a segunda produção das duas partes planejadas que adaptam o romance de mesmo nome de 1965, escrito por Frank Herbert. Este filme cobre aproximadamente a segunda metade do livro e tem um elenco liderado por Timothée Chalamet como Paul Atreides.

Dados:

Gênero:i Ficção Científica

Direção: Denis Villeneuve

Produção: Denis Villeneuve Mary Parent, Cale Boyter, Joe Caracciolo Jr.

Roteiro: Denis Villeneuve, Eric Roth, J on Spaihts

Baseado em :Duna de Franklyn Herbert

Lançamento:

29 de fevereiro de 2024 (Brasil)

29 de fevereiro de 2024 (Portugal)

1 de março de 2024 (Estados Unidos)

Fonte: Wikipedia

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dune:_Part_Two


#duna

#dunaofilme

#dunaparte2





quarta-feira, 20 de março de 2024

Batman 85th Anniversary



 














Batman 85 Anos: 1939 - 2024

Batman's 85th Anniversary DC Comics

Esse ano, mês que vem, faz 85 anos do Cavaleiro das Trevas !

Então, qual foi o melhor artista-desenhista a trabalhar com ele?

Parabéns Morcegão !

🦇🖤🌆

RM.


...


Batman, o maior herói de todos os tempos, completa 85 anos de existência


"Batman, álter ego do milionário de Gotham City, Bruce Wayne, é um dos personagens mais icônicos na cultura Pop de todos os tempos. E que marcou diversas gerações ao longo dos anos. O ‘Homem Morcego’ completa 85 anos de publicações em 2024 e passou por diversas versões, porém em suas primeiras edições era bem diferente do que se conhece como o Batman atualmente.

A primeira versão do ‘Cavaleiro das Trevas’, idealizada por Bill Finger e Bob Kane, é muito diferente da veiculada hoje, com um traje de cores vividas e face exposta. Bill Finger, sobre o personagem, disse: “Kane teve a ideia de um personagem chamado Bat-Man, e ele queria que eu visse seus desenhos. Fui até Kane e ele tinha desenhado um personagem que se parecia muito como Superman... calças justas vermelhas, creio, com botas... sem luvas, sem luvas... com uma pequena máscara de carnaval, balançando em uma corda. Ele tinha duas asas rígidas que pareciam asas de morcego”.

Felizmente, para os fãs do atual Batman, essa ideia não foi avante, e logo a identidade visual do ‘Cruzado Encapuzado’ foi alterada para o conhecemos hoje. Em 1939, Batman faz sua estreia na revista Detective Comics #27. A revista de quadrinhos foi um sucesso imediato não só entre crianças e adolescentes, mas também entre adultos. Em pouco mais de um ano, Batman ganha seu próprio título.

No início, Batman apresentava um visual muito mais sombrio, com histórias que constantemente envolviam a morte de seus vilões, e, em algumas situações, a de inocentes também. Porém em 1940, se é adotado um estilo “Family Friendly”, onde o Morcego apresenta uma roupagem mais azulada e menos obscura.

Ao mesmo tempo, Robin é apresentado nas histórias do Detetive das Sombras, o que dava um ar mais cômico e descontraído para os quadrinhos. Mesmo após a mudança visual do herói, ainda havia mortes nas histórias, o que demonstrava a falta de preocupação de Bill e Bob com a impressão que isso poderia causar aos leitores mais jovens.

Alguns personagens já estavam presentes nas histórias desde as primeiras edições, como o comissário Gordon, que teve sua primeira aparição juntamente de Batman na Detecive Comics#27. Já outros apareceram no decorrer das publicações, como o mordomo Alfred, que apareceu pela primeira vez em Batman#16, e o vilão Coringa, que estreou em Batman#1.

Essa versão original do ‘Cavaleiro das Trevas’ não tinha um grande entrosamento com outros heróis. O Morcego era um membro honorário da Sociedade da Justiça, porém mal aparecia em suas edições. Até mesmo os aclamados crossovers com o Superman começaram apenas na década de 50. Até então, os personagens fizeram aparições na revista World's Finest Comics, porém em histórias separadas. A primeira aparição dos dois heróis juntos foi na revista World's Finest Comics#71, de 1954

Nos anos 50, o conceito de multiverso foi introduzido na DC Comics ( editora oficial do Batman), o que originou o "non-sense" nas HQs. Ou seja, a falta de sentido nas histórias do ‘Cruzado Encapuzado’ (uma das denominações de Batman). O ápice do non-sense nas histórias do Batman foi nos anos 60, quando os quadrinhos muitas vezes eram voltados para ficção científica altamente fantasiosa e escapista.

Juntamente com o multiverso, várias outros Batmans de outros universos foram introduzidos. O lar do primeiro Batman, o que estamos tratando, é denominado de Terra-Dois. Também é importante citar a Terra-Um, que abrigava um Bruce Wayne e um Robin muito mais jovem, que mal haviam iniciado suas carreiras como combatentes da vilania.

Com o decorrer das publicações, se descobre que Bruce Wayne se casa com Selina Kyle, mais conhecida como Mulher-Gato na revista DC Super Stars#17. Bruce e Selina posteriormente tiveram uma filha chamada Helena Wayne, que havia de se tornar a ‘Caçadora’ anos depois.

Após um longo período na ativa, Bruce se aposenta no combate aos vilões. O velho Bruce se candidata à prefeitura de Gotham City e ganha, assim assumindo o cargo de prefeito. Anos depois de sua aposentadoria, Bruce vê Gotham sendo ameaçada por Bill Jensen, que ganhou poderes de Frederic Vaux, um vilão feiticeiro. Como último ato heroico, Bruce Wayne se sacrifica em prol da segurança de Gotham, o que resulta em sua morte na edição Adventure Comics#462

Após a fuga de Bill Jensen da cadeia, o mesmo vai em busca de poder, e se depara com Frederic Vaux, um poderoso feiticeiro. Vaux concede uma parte de seus poderes para Jensen, que logo parte rumo a Gotham City. Com grandes poderes em mãos, Bill começa sua série de crimes, e logo chama a atenção dos oficiais de segurança. Bruce, que vê Gotham em sério perigo novamente, decide vestir o manto do morcego uma última vez. Batman, ao sair pela noite, logo vai em busca da grande ameaça de Gotham, e, ao encontrá-lo, logo dá início ao combate. Os dois travam um grande combate, porém Bill logo percebe que não conseguiria derrotar Batman sozinho, então decide destruir Batman e a si mesmo. Como último movimento, Jensen realiza uma Explosão Mística, o que leva a sua morte e a do ‘Cavaleiro das Trevas’ também."


Fonte: Meon 

https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/batman-o-maior-heroi-de-todos-os-tempos-completa-85-anos-de-existencia

sábado, 16 de março de 2024

TRANSFORMERS 40 Anos: 1984-2024!









 















TRANSFORMERS


40 Anos: 1984 - 2024 


HASBRO 


Agora é a vez deles... 

Os "carros" que viram robôs guerreiros (como falavam na minha época de garoto!😆🤖)... Os Transformers !!!

Faz aniversário esse ano de 40 anos !

Autobots & Decepticons, a eterna luta entre eles vindo do planeta Cybertron e a Humanidade no meio, com o Optimus Prime (o caminhão vermelho e azul) líder dos Autobots Vs Megatron (o que virava uma arma de fogo gigante) dos Decepticons!

Seja nos quadrinhos, bonecos, animação... Adorova!😃

Aliás, hoje, também é aniversário de um de seus criadores, o grande artista: Bob Budiansky! 

Parabéns ! Valeu Transformers !

"Autobots; Transformar!"

RM.


...


(Traduzido do site oficial da Hasbro, www.hasbro.com)

"PAWTUCKET, RI – FEVEREIRO. 6 de outubro de 2024 – A Hasbro, empresa líder em brinquedos e jogos, anunciou hoje seus planos para comemorar o 40º aniversário da amada franquia TRANSFORMERS.

TRANSFORMERS fez sua estreia mundial em 1984 com suas revolucionárias figuras de ação de robô para veículo, reforçadas por uma série de quadrinhos e uma série animada cheia de ação, The Transformers. O lançamento foi um grande sucesso e apresentou personagens como Optimus Prime, Bumblebee, Megatron, Starscream e outros que se tornaram os favoritos dos fãs e os maiores heróis e vilões de Cybertron. Hoje, centenas de robôs continuam a aderir à franquia e ilustram a capacidade central da marca de mudar e se adaptar a novos ambientes, ao mesmo tempo que oferecem uma variedade de maneiras de brincar para uma nova geração de fãs.

Amado desde a sua criação em 1984, TRANSFORMERS evoluiu de uma linha de brinquedos inovadora para uma franquia poderosa abraçada por milhões de fãs em todo o mundo”, disse Alyse D’Antuono, Vice-Presidente, Estratégia e Gestão Global de Franquias, Action Brands, Hasbro. “As últimas quatro décadas proporcionaram continuamente uma experiência... More Than Meets The Eye para os fãs, introduzindo novos brinquedos e jogos, bem como narrativas emocionantes em programas de animação, quadrinhos, filmes de grande sucesso e muito mais. À medida que construímos o próximo capítulo no universo TRANSFORMERS, esperamos celebrar um legado por mais 40 anos.”

“Quando você tem uma franquia que já dura 40 anos neste negócio, é bastante notável”, disse Frank Welker, talento de locução de TRANSFORMERS e voz original de Megatron, “assistir a franquia construir, construir e construir, é incrível de assistir. ." Adicionado outro membro do elenco de voz e voz original do Optimus Prime, Peter Cullen, “Sempre tive a sensação de que isso iria durar muito tempo”.

Inspirando-se nas origens da marca em 1984, a Hasbro lançará uma gama emocionante de produtos, promoções, experiências e conteúdo cheio de ação ao longo de 2024, permitindo que as novas gerações descubram onde tudo começou."

Fonte: Hasbro Oficial

www.hasbro.com




domingo, 10 de março de 2024

Jogo Tetris 40 Anos: 1984-2024

 




























TETRIS 

40 Anos: 1984-2024

Alexey Pajitnoy

Arcade 

...

E daqui à três meses, esse ano, fará Aniversário de 40 Anos desse clássico jogo dos anos 80: Tetris !

Quem nunca o jogou? Um sucesso russo da Ex-União Soviética que tomou o mundo! Simples, divertido, interessante e altamente estimulante e "viciante" (no bom sentido, claro!).

Jogado na infância e juventude de muitos, rivalizava com o estadunidense da Atari; Breakout (Arkanoid), outro clássico, além do famoso japonês Pac-Man, para ver qual fazia mais sucesso entre gamers e programadores!

Até hoje não consigo parar de jogá-lo, seja em outros modelos, formatos ou plataformas, os cubinhos continuam rolando... kkkk😆👾

Valeu Camaradas!

Parabéns Tetris!

RM 

...

Sobre:

"Tetris (em russo; Тетрис) é um jogo eletrônico de quebra-cabeça criado por Alexey Pajitnoy, lançado em 1984. Pajitnoy era engenheiro de informática no Centro de Computadores da Academia Russa de Ciências. Foi publicado por várias empresas para diversas plataformas, mais proeminentemente durante uma disputa sobre a apropriação dos direitos no final da década de 1980. Após um período significativo de publicação pela Nintendo, em 1996 os direitos foram revertidos para Pajitnov, que co-fundou a Tetris Company com Henk Rogers para gerenciar o licenciamento da série.
Tetris foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da União Soviética e um dos primeiros a ser visto como um tipo de vício. Atingiu um público alvo inédito na história dos videogames.

O jogo consiste em empilhar tetraminós que descem a tela de forma que completem linhas horizontais. Quando uma linha se forma, ela se desintegra, as camadas superiores descem, e o jogador ganha pontos.Quando a pilha de peças chega ao topo da tela, a partida se encerra.

Pajitnov percebeu o potencial do jogo por não conseguir parar de jogar antes mesmo de terminar o programa, bem como dois colegas de trabalho que ajudaram a finalizar o jogo e todos os colegas do centro de computação, que haviam recebido cópias em disquetes gravados pelo próprio Pajitnov.Para não ser acusado de viciar os pesquisadores num passatempo eletrônico, destruiu todos os discos ao fim do expediente.Entretanto, o jogo continuou sendo distribuído, de maneira informal, até chegar a pessoas interessadas em comercializá-lo.

A versão lançada para o Sega-Genesis (Mega Drive) é considerada uma das mais raras do console.

Construído sobre regras simples, o Tetris se estabeleceu como um dos grandes videogames iniciais. Em dezembro de 2011, Tetris vendeu 202 milhões de cópias -aproximadamente 70 milhões de unidades físicas e 132 milhões de downloads pagos de jogos para celular - tornando-se uma das franquias de videogame mais vendidas de todos os tempos, mas não tendo desenvolvedores fixos, pois os direitos reservados ao Tetris original foram comprados por Pajitnov, quando ele fundou a Tetris Company. A versão para Game Boy é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, com mais de 35 milhões de cópias vendidas. Tetris está disponível em mais de 65 plataformas, estabelecendo um recorde mundial do Guinness para o videogame mais adaptado. Tetris está enraizado na cultura popular e sua popularidade se estende além da esfera dos videogames; as imagens do jogo influenciaram a arquitetura, a música e o cosplay. O jogo também foi objeto de várias pesquisas que analisaram sua complexidade teórica e mostraram seu efeito no cérebro humano após uma sessão, em particular o efeito tetris."


TETRIS:

Projetistas: Alexey Pajitnov, Vladimir Pokhilko

Desenvolvedores: Alexey Pajitnov, Sega, Elektronorgtechnica, Philips, Spectrum Holobyte, outros

Plataformas: Game Boy, Nintendo Entertainment System, Android, outros

Data de lançamento inicial: 6 de junho de 1984

Modo: Jogo multijogador

Gêneros: falling block puzzle game, Jogo eletrônico de estratégia

Estúdios: Alexey Pajitnov, Mirrorsoft, Nintendo, PLAYSTUDIOS, Spectrum Holobyte, EA Mobile, outros 

Fonte: Wikipedia