Batman 85 Anos: 1939 - 2024
Batman's 85th Anniversary DC Comics
Esse ano, mês que vem, faz 85 anos do Cavaleiro das Trevas !
Então, qual foi o melhor artista-desenhista a trabalhar com ele?
Parabéns Morcegão !
🦇🖤🌆
RM.
...
Batman, o maior herói de todos os tempos, completa 85 anos de existência
"Batman, álter ego do milionário de Gotham City, Bruce Wayne, é um dos personagens mais icônicos na cultura Pop de todos os tempos. E que marcou diversas gerações ao longo dos anos. O ‘Homem Morcego’ completa 85 anos de publicações em 2024 e passou por diversas versões, porém em suas primeiras edições era bem diferente do que se conhece como o Batman atualmente.
A primeira versão do ‘Cavaleiro das Trevas’, idealizada por Bill Finger e Bob Kane, é muito diferente da veiculada hoje, com um traje de cores vividas e face exposta. Bill Finger, sobre o personagem, disse: “Kane teve a ideia de um personagem chamado Bat-Man, e ele queria que eu visse seus desenhos. Fui até Kane e ele tinha desenhado um personagem que se parecia muito como Superman... calças justas vermelhas, creio, com botas... sem luvas, sem luvas... com uma pequena máscara de carnaval, balançando em uma corda. Ele tinha duas asas rígidas que pareciam asas de morcego”.
Felizmente, para os fãs do atual Batman, essa ideia não foi avante, e logo a identidade visual do ‘Cruzado Encapuzado’ foi alterada para o conhecemos hoje. Em 1939, Batman faz sua estreia na revista Detective Comics #27. A revista de quadrinhos foi um sucesso imediato não só entre crianças e adolescentes, mas também entre adultos. Em pouco mais de um ano, Batman ganha seu próprio título.
No início, Batman apresentava um visual muito mais sombrio, com histórias que constantemente envolviam a morte de seus vilões, e, em algumas situações, a de inocentes também. Porém em 1940, se é adotado um estilo “Family Friendly”, onde o Morcego apresenta uma roupagem mais azulada e menos obscura.
Ao mesmo tempo, Robin é apresentado nas histórias do Detetive das Sombras, o que dava um ar mais cômico e descontraído para os quadrinhos. Mesmo após a mudança visual do herói, ainda havia mortes nas histórias, o que demonstrava a falta de preocupação de Bill e Bob com a impressão que isso poderia causar aos leitores mais jovens.
Alguns personagens já estavam presentes nas histórias desde as primeiras edições, como o comissário Gordon, que teve sua primeira aparição juntamente de Batman na Detecive Comics#27. Já outros apareceram no decorrer das publicações, como o mordomo Alfred, que apareceu pela primeira vez em Batman#16, e o vilão Coringa, que estreou em Batman#1.
Essa versão original do ‘Cavaleiro das Trevas’ não tinha um grande entrosamento com outros heróis. O Morcego era um membro honorário da Sociedade da Justiça, porém mal aparecia em suas edições. Até mesmo os aclamados crossovers com o Superman começaram apenas na década de 50. Até então, os personagens fizeram aparições na revista World's Finest Comics, porém em histórias separadas. A primeira aparição dos dois heróis juntos foi na revista World's Finest Comics#71, de 1954
Nos anos 50, o conceito de multiverso foi introduzido na DC Comics ( editora oficial do Batman), o que originou o "non-sense" nas HQs. Ou seja, a falta de sentido nas histórias do ‘Cruzado Encapuzado’ (uma das denominações de Batman). O ápice do non-sense nas histórias do Batman foi nos anos 60, quando os quadrinhos muitas vezes eram voltados para ficção científica altamente fantasiosa e escapista.
Juntamente com o multiverso, várias outros Batmans de outros universos foram introduzidos. O lar do primeiro Batman, o que estamos tratando, é denominado de Terra-Dois. Também é importante citar a Terra-Um, que abrigava um Bruce Wayne e um Robin muito mais jovem, que mal haviam iniciado suas carreiras como combatentes da vilania.
Com o decorrer das publicações, se descobre que Bruce Wayne se casa com Selina Kyle, mais conhecida como Mulher-Gato na revista DC Super Stars#17. Bruce e Selina posteriormente tiveram uma filha chamada Helena Wayne, que havia de se tornar a ‘Caçadora’ anos depois.
Após um longo período na ativa, Bruce se aposenta no combate aos vilões. O velho Bruce se candidata à prefeitura de Gotham City e ganha, assim assumindo o cargo de prefeito. Anos depois de sua aposentadoria, Bruce vê Gotham sendo ameaçada por Bill Jensen, que ganhou poderes de Frederic Vaux, um vilão feiticeiro. Como último ato heroico, Bruce Wayne se sacrifica em prol da segurança de Gotham, o que resulta em sua morte na edição Adventure Comics#462
Após a fuga de Bill Jensen da cadeia, o mesmo vai em busca de poder, e se depara com Frederic Vaux, um poderoso feiticeiro. Vaux concede uma parte de seus poderes para Jensen, que logo parte rumo a Gotham City. Com grandes poderes em mãos, Bill começa sua série de crimes, e logo chama a atenção dos oficiais de segurança. Bruce, que vê Gotham em sério perigo novamente, decide vestir o manto do morcego uma última vez. Batman, ao sair pela noite, logo vai em busca da grande ameaça de Gotham, e, ao encontrá-lo, logo dá início ao combate. Os dois travam um grande combate, porém Bill logo percebe que não conseguiria derrotar Batman sozinho, então decide destruir Batman e a si mesmo. Como último movimento, Jensen realiza uma Explosão Mística, o que leva a sua morte e a do ‘Cavaleiro das Trevas’ também."
Fonte: Meon
https://www.meon.com.br/meonjovem/alunos/batman-o-maior-heroi-de-todos-os-tempos-completa-85-anos-de-existencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário