Prince Purple Rain 40 Anos: 1984-2024 !
Prince And The Revolution - Purple Rain (1984)
"Let's Go Crazy"
"Take Me with U"
"The Beautiful Ones"
"Computer Blue"
"Darling Nikki"
"When Doves Cry"
"I Would Die 4 U"
"Baby I'm a Star"
"Purple Rain"
Purple Rain
O filme
(Dir.:Albert Magnoli, 1984)
Sinopse:
"Vítima de sua própria ira, Kid (Prince) é um músico de Minneapolis que se dedica à banda Revolution para escapar de uma vida doméstica tumultuada através da música. Enquanto evita cometer os mesmos erros que seu pai, Kid circula por clubes e tem um relacionamento conturbado com Apollonia, uma cantora cativante. Mas outro músico, Morris, quer roubar a atenção de Kid e a sua namorada"
...
Hoje faz 40 anos desse clássico álbum de Prince dos anos 80: Purple Rain! Seguido do lançamento de seu filme de mesmo nome, numa rara, para época, combinação e diálogo entre mídias; música, cinema, clip TV, de um tema só do mesmo artista! Prince inova e apontava o futuro da cultura pop à partir dalí, era a "Revolution" que sua banda anunciava para o mundo... Um passo além do que era feito na indústria até então!
Tudo em Prince converge para Purple Rain: O profético-literário "ano revolucionário de 1984", a cor púrpura com todo seus significados que viria a ser sua marca registrada, as maquiagens, cabelos, roupas e modas extravagantes com um pé no clássico e outro no moderno ao mesmo tempo, o ambiente urbano, úmido, chuvoso, suburbano, e até a tecnologia, representada pela sua característica moto roxa... Pronto! Nascia verdadeiramente o triunfal Prince que conhecemos!
Prince já era um conhecido talento no meio musical, Purple Rain é o seu sexto trabalho e ele já tinha feito grandes outros. Já era conhecido por ser um workaholic fazendo de um tudo; escrevendo, compondo, tocando (tocava além de guitarra vários outros instrumentos; piano, teclado, baixo...) atuando e produzindo seus próprios discos... Mas tudo mudou quando veio os hypados anos 80 e a indústria explodiu em trabalhos de vários nomes formando uma geração única de grandes artistas; Ritchie, Michael Jackson, Tina Turner, Madonna, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper e etc. O público pirava a cada nova música de qualquer um desses nas rádios e Prince... era um deles!
Faltava, depois do sucesso Thriller de Michael Jackson, Prince mostrar sua resposta à tudo aquilo e marcar seu nome na História! A rivalidade dos dois era nítida e muitas vezes alimentada na imprensa e se Michael era a face "cheirosa" da Pop Black Music, Prince mostrava o outro lado! Como um Rolling Stones para os Beatles, seu som era mais malicioso, sedutor, maduro, descolado e descompromissado com o Status Quo. Seu trabalho era devastador e inovador em vários pontos de vista: Design, do simbólico (ele não só satisfeito com os símbolos que existem, criou o seu próprio! Impronunciável, depois chamado: Love Symbol!), midiático, tecnológico e sexista (foi o primeiro a ter uma mulher como guitarrista solo na sua banda! Coisa que seria imitado depois! A tradição até alí eram bandas só de mulheres, ou só a cantora crooner principal ou com algumas misturas tipo Blondie). Assim como outros, unia a tríade americana do estilo Broadway; dança, canto e teatro/interpretação, tinha uma narrativa, personagem, e, em tantos elementos, é de se impressionar dele conseguir um tom único e marcante naquele show todo e fazer parecer fácil!
Prince bagunçou as fronteiras e limites entre as artes e do showbussines... Foi um Showman! Um grande artista que deixou uma obra enorme e fantástica... Purple Rain é seu trabalho ícone dessa Era 80's!
Infelizmente, não fui um fã seu naqueles anos. Vim à conhecer melhor seu trabalho e sua proposta já bem mais velho. O trabalho de Prince não era de "fácil digestão" como de tantos outros de sua época, e para minhas lembranças de Purple Rain na infância, a atenção sempre era disputada com Thriller nas festinhas, rádio e em casa. Seus discos não tinham a mesma divulgação dos de Michael Jackson, e com isso, seu público e base de fãs foi ficando casa vez mais restrito e fechado, acho que isso também atrapalhou. Tivemos uma reação alguns anos depois com o filme do Batman (1989) e a trilha sonora dele, mas ainda assim, para um público infanto-juvenil, talvez fosse pouco. O perfil, que me lembre, de quem escutava Prince, eram de pessoas mais maduras mesmo... em resumo, eram de uma geração atrás da minha! (aquela velha história que já contei aqui antes; aquele primo, irmão, amigo mais velho que pescou melhor a mensagem... rsrs). Também passei por aquele momento Rock & Metal anos 90 que virou às costas pra ele quando ganhou o prêmio de melhor guitarrista... Um tempo em que foi taxado de "brega"... rsrs... Mas depois, entendi qual eram os seus méritos e o porquê daquela veneração toda, onde Purple Rain é o seu produto ápice!
Quando e depois de seu falecimento, redescobri Prince. As críticas e injustiças cometidas com seu trabalho, as constantes tentativas de manipulação de sua imagem pela indústria e também público, que sempre tentou fazer dele bandeira de movimento A ou B (coisa que ele odiava e não topava! Perdendo, entretanto, uma parcela do público... E penso até que confundiu as coisas naquela sua androginia...), sua polêmica conversão religiosa para a Igreja Testemunha de Jeová, casos conjugais, drogas, perda do filho e outras coisas mais...
Então Prince, o que importa, é que hoje, 40 anos depois, a sua Chuva Púrpura continua caindo em nossos corações...
Prince Purple Rain!
RM.
💜
...
Sobre:
"Purple Rain é o sexto álbum de estúdio do cantor Prince e o primeiro a ser creditado com a banda The Revolution. É a trilha sonora do filme de mesmo nome e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame
Purple Rain é um dos álbuns pop mais bem cotados da história. A revista Time colocou-o como o 15º maior álbum da história e o maior álbum dos anos 1980, e apareceu em 18º na contagem da VH1 de melhores álbuns de rock 'n' roll. A revista Rolling Stone colocou-o como o segundo melhor álbum da década de 1980 e 72º na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. Por fim, em 2007, os editores da Vanity Fair o classificaram como a melhor trilha sonora de todos os tempos."
Fonte: Wikipedia
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Purple_Rain
#prince
#purplerain
#princepurplerain
Nenhum comentário:
Postar um comentário