sexta-feira, 25 de julho de 2025

Dia do Escritor






















25 de Julho 

Dia do Escritor 

...E hoje é o dia deles, aqueles artistas da palavra, criadores e contadores de histórias, lendas, mitos, poesia, beleza, mágica, mundos, fomentadores da imaginação, tramas, enredos, narrativas, personagens, conceitos, registros, teses e teorias,..

Os Escritores! 

Seus textos, seus livros, suas obras, suas mensagens... Parabéns!

Vocês fundamentam as nossas vidas!

✍🏻📚😊

RM.

#escritor
#diadoescritor
#apalavraescrita

A Casta dos Metabarões





 










































































A Casta dos Metabarões

(La Caste des Méta-Barons)

Alejandro Jodorowsky & Juan Gimenez, 1992

Edição brasileira atual por Ed.Pipoca & Nanquim, 2022


... Jodoverso na veiaaa ! 🤘🏻

Integral pela primeira vez no Brasil!

Só digo uma coisa: é realmente de pirar!

Como isso não virou filme/série ainda?! ... Calma, vamos chegar lá... Vai ter que ser desde o Incal (Que é gigantesco, por sinal! Mas que já está sendo "gestado" pelo "Jodo" ... Sim, somos "íntimos"!😉😄)

...Gente, é simplesmente tudo que ele não conseguiu fazer no cinema, desde Duna, ele realizou nos quadrinhos com essas sagas!

Eu já conhecia, pois acompanhava maaais ou meeenos a Heavy Metal (a nossa versão americanizada da mítica francesa revista Métal Hurlant!), meus primeiros contatos mas tenho que confessar; ficava babando nos desenhos mas pouco entendia da história, personagens e suas questões... E hoje, conhecedor da sua abordagem, vejo que é Jodorowsky total! Cheio de reviravoltas, tragédias humanas, místicismo, sexo, tabu, violência, política, polêmicas... Mas à época, boiava, literalmente! Adolescente, achava uma doideira sem pé nem cabeça, no melhor 'estilo euro' (que nem é totalmente, uma  vez que os autores, como nós, são/eram latino-americanos! Jodorowsky é chileno e Gimenez era argentino😄), coisa no Brasil dos anos 80, para leitores "viajandões"!.. que gostavam de apertar um ba@&$#*... se é que você me entende?! Hahahah! 😆😉 

Ledo engano... É sensacional !

Talvez o problema na época fosse a forma atrapalhada que chegava, e muitas vezes ainda chega (eu sei, isso vem mudando!) o material europeu por aqui. Ninguém entendia nada, mas era "cult" e "doidão" dizer que era legal! Kkkkk ...Na verdade, era realmente legal, mas poucos tinham acesso. Privilegiados que, provavelmente, entendiam francês e conheciam a publicação original pois saíam do país, compravam e voltavam para dizer o que viram. Aí a notícia espalhava e quando alguma editora mais caprichosa largava mão dos heróis US e lançava, a molecada ia atrás sem entender exatamente o porquê! Virava coisa de "nicho", "gueto literário"... Ainda é, né? Vamos combinar... Apesar de não ter nada a ver! Era pra ser pop! 😆😮

Enfim... Uma obra prima, que eu também, assim como muitos, e outros exemplos como o Eternauta (HQ/Netflix), estou podendo ler e conhecer só agora... é assim mesmo, e quantas outras coisas boas ainda não chegaram por aqui? Antes tarde do que nunca, né? ...Leiam!

RM.

PS: Hoje é dia do escritor! Já estou fazendo minha homenagem para um deles! 😊 

...

Sobre:

"Os Metabarões (em francês: La Caste des Méta-Barons ) ou A Saga dos Metabarões é uma série de histórias em quadrinhos de ficção científica que conta a história de uma dinastia de guerreiros perfeitos conhecida como os Metabarões . A série Metabarões foi escrita pelo criador Alejandro Jodorowsky e ilustrada pelo artista argentino Juan Giménez. A série, publicada pela Humanoïdes Associés, está completa, tendo o último volume sido lançado no final de 2003.
A primeira aparição de um Metabarão (cronologicamente o último dos Metabarões) foi em maio de 1981, na série de quadrinhos Incal . Seguiu-se uma série de prequels que tratavam da origem desse personagem, apresentada como a narração do androide Tonto para o androide Lothar, das conquistas de seus mestres. A série se passa ao longo de várias gerações e narra a vida de cada um dos cinco Metabarões. As histórias retratam uma ópera espacial que lembra a tragédia grega e são fortemente influenciadas pelos romances de Duna, de Frank Herbert. Jodorowsky estava nos estágios iniciais de produção de um filme de Duna em 1973."

Fonte: Wikipedia 
https://en.wikipedia.org/wiki/Metabarons

#metabaroes 
#acastadosmetabaroes 
#lacastedesmetabarons


terça-feira, 22 de julho de 2025

RIP Ozzy Osborne


 












RIP Ozzy Osborne 

Ozzy Osborne: 1948-2025

O dia chegou Ozzy....

Você, que cantou sobre ela tantas e tantas vezes....

Vá em paz Maestro! Obrigado por sua contribuição, e, simplesmente, por nos presentear com o Sabbath e o Metal!

Depois do seu trabalho, todo jovem ou pessoa de espírito livre, rebelde, inteligente, indignado e trevoso ao redor do mundo, percebeu que não estava sozinho.

Sua missão foi cumprida com louvor, sua obra é grande e eterna!

😔🖤✝️

RM.


...


"Morreu hoje (22) Ozzy Osbourne, lendário vocalista e fundador do Black Sabbath. Ozzy estava com 76 anos, e partiu cercado por sua família, de acordo com a mídia local.

O “Príncipe das Trevas”, figura-chave do heavy metal, brilhou com o Black Sabbath a partir do final dos anos 1960, deixando como legado hinos da história da música, como “Paranoid” e “Iron Man”.

Sua última aparição foi durante o histórico show “Back to the Beginning”, em Birmingham, onde ele cantou sentado, agradecendo emocionado aos fãs.

Ao longo de cinco décadas, ela superou vícios e doenças, incluindo complicações relacionadas ao Parkinson, mantendo seu espírito rebelde até o fim.

Ozzy deixa um legado indelével na história do rock, inspirando inúmeros músicos e fãs. Sua morte marca o fim de uma era única para o rock."

Fonte: History Channel 


#heavymetal

#OzzyOsbourne

#BlackSabbath



segunda-feira, 21 de julho de 2025

Dados

 


































🎲🎲🎲


Dados, Dados e +Dados !


O Cubo !


(...D6, 3D, Espaço, Perfeito, Simbólico, Pixel, Caixa, Mágico, Tesseract e etc!)


Ícone do Destino, Sorte-Azar, dos Jogos!


Sua História; desde a Mesopotâmia até hoje!


"Alea Jacta Est"


RM.


PS: Postagem homenagem

Dedico para os jogadores de boardgames modernos (Boardgamers Euros, de estilo Euro! Provocação Mode On, Hahaha!) que os criticam nos jogos e não gostam deles!

😁😆😏


Fonte: Correio Braziliense Flipar

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/flipar/2025/07/7199701-historia-dos-dados-a-origem-desse-objeto-essencial-para-diversos-jogos.html


#dados

#dadosejogos

#dadosesuahistoria

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Preto & Branco




 








Preto & Branco 

⚫⚪

PB

RM.

PS: Brincando com Fotografia, técnica e seus efeitos..


#PB
#pretobranco
#preto&branco

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Luke Skywalker Hamill Final Ep.VIII



















Luke Skywalker Hamill Final SW Ep.VIII

Hamill estava certo.. .

Essa é a 'verdadeira' história...

Teria sido bem mais interessante e ajudaria a explicar o porquê da Mara Jade não aparecer (Sim, para quem não sabe, ele teve um amor!), além de todo seu comportamento, fracasso e decepção...

Bem melhor do que aquilo alegado e que nos foi apresentado... 

😒🫤

RM.

PS: Desconheço o autor das imagens.


...


Versão do ator Mark Hamill para seu personagem Luke Skywalker:

"Mark Hamill tem uma explicação alternativa — e bem sombria — para o isolamento de Luke Skywalker em Star Wars: Os Últimos Jedi. Em entrevista, o ator revelou que imaginou uma história trágica para dar sentido ao exílio do personagem.

Segundo seu headcanon, Luke abandona a recém refeita Ordem Jedi por amor. Ele se casa, tem um filho e vive uma vida comum... até que a tragédia acontece. Um dia, seu filho pequeno encontra e acidentalmente ativa o sabre de luz de Anakin que estava escondido e morre. Devastada pela perda, a esposa de Luke tira a própria vida logo depois, sem conseguir impedir quando os encontra. Completamente quebrado, Luke se exila.

Essa versão alternativa não é oficial, mas revela como Hamill tentou compreender a dor que poderia ter motivado seu personagem a desistir de tudo.

É uma leitura densa, dramática e cheia de camadas emocionais."


Fonte: Bullseye (Facebook)


#MarkHamill 

#TheLastJedi

#LukeSkywalker

terça-feira, 15 de julho de 2025

Dungeons & Dragons Fanfic

 















Caverna do Dragão Fanfic

O que aconteceu depois no futuro da história em Dungeons & Dragons(Caverna do Dragão)...

Bobby, por causa da Uni, que cresce e vira uma forte unicórnia, assim como ele, depois de vencer o Vingador e descobrir um caminho pra casa, não volta pro nosso mundo ficando naquele para ajudar o agora bem idoso Mestre dos Magos junto das armas poderosas.

Eles decidem então, vagar por outros mundos de fantasia medieval oferecendo ajuda contra outros males e vilões, encontrando assim curiosos doutros personagens (crossovers!).

Hahaha... Um bom final anternativo!

😄📜⚔️🎲

RM.

PS: Desconheço o autor da imagem.

Fonte: Dungeons and Dragons (Facebook)

https://www.facebook.com/groups/551611163543182/?ref=share&mibextid=NSMWBT


#cavernadodragao 

#dungeonsanddragons 

#finalalternativocavernadodragao

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Zorro Vs Lone Ranger




 
























Polêmica: Zorro Vs Lone Ranger

Outro exemplo de erro na tradução para o português no Brasil... (Acho que são tantos, né?.. 😂)

'Lone Ranger' é o Cavaleiro Solitário, um herói cowboy mascarado do Velho Oeste.

'Zorro' é outro herói mascarado de capa preta e espada, da Califórnia.

São personagens DIFERENTES !

...Mas até hoje eu não entendo o porquê, no Brasil, os dois serem confundidos e tratados como um só! Inclusive por uma mesma publicação.

...Novamente, uma geração inteira cresceu tratando errado os personagens... tsc,tsc,tsc.. (Assim como no exemplo do He-Man, existe quem defenda por valor sentimental! Principalmente a geração 50-60's que já os conheceu assim).

Alguns, culpam a EBAL, outros dizem que vem de antes (Ambos são personagens bem antigos, Zorro por exemplo, vem da Literatura Pulp do início Séc.XX)... Mais alguns dizem que foi proposital, e tem até quem aponta dedo; "foi coisa do editor e tradutor fulano de tal" (Reconheço alguns mas não vou citar seus nomes, até porque não há provas e certezas!). Quer dizer, éeer... complicado! 😅

🎬📚🖤🤠

RM.


...














Sobre: 

"🦊🤠 Zorro ou Cavaleiro Solitário? A Confusão Histórica dos Brasileiros com Dois Heróis Mascarados

Durante décadas, muitos brasileiros cresceram acreditando que o personagem mascarado de chapéu, cavalo branco e senso de justiça inabalável era o Zorro. Mas, na verdade, estavam assistindo ou lendo histórias do Cavaleiro Solitário (The Lone Ranger). A confusão não foi por acaso — ela tem raízes na forma como esses dois personagens foram apresentados ao público brasileiro, tanto nos quadrinhos quanto na televisão.

📚 A EBAL e o “Zorro que não era o Zorro”

A principal responsável por essa mistura foi a Editora Brasil-América (EBAL), uma das maiores editoras de quadrinhos do Brasil entre as décadas de 1940 e 1980. Nos anos 1950, ao adquirir os direitos de publicação do personagem americano The Lone Ranger, a EBAL tomou uma decisão curiosa: lançou os gibis do Cavaleiro Solitário com o nome de "Zorro".

Isso mesmo. Embora o herói mascarado das revistas fosse claramente o Lone Ranger, com sua pistola prateada, cavalo Silver e parceiro indígena Tonto, os quadrinhos vinham estampados com o título “Zorro”. O motivo? Estratégia de mercado. O nome “Zorro” já era popular entre os leitores e soava mais familiar que o termo "ranger", que não fazia sentido para a maioria dos brasileiros na época.

Essa prática durou anos. Milhares de crianças e jovens liam aventuras do Cavaleiro Solitário pensando que era o Zorro. Algumas edições até tentavam explicar a diferença, mas o estrago já estava feito. Até mesmo gibis lançados com o nome "O Cavaleiro Solitário" traziam nos créditos ou capas antigas a associação com “Zorro”.

📺 A Televisão Reforçou a Confusão

Se os quadrinhos da EBAL já confundiam o público, a televisão brasileira aprofundou ainda mais o engano. Séries americanas estreladas por Clayton Moore como o Cavaleiro Solitário foram exibidas por aqui com títulos como “As Aventuras de Zorro – O Cavaleiro Solitário”, misturando deliberadamente os dois personagens.

A semelhança visual também ajudava: ambos usavam máscaras pretas cobrindo os olhos, chapéus de aba larga, cavalos brancos (Tornado no caso do Zorro; Silver para o Lone Ranger), e tinham companheiros leais (Bernardo e Tonto). Para muitas crianças brasileiras, era tudo “Zorro”.

🎞 Contribuições de Hollywood para a Confusão

Nos bastidores de Hollywood, outro fator reforçou a fusão dessas identidades. A Republic Pictures, estúdio que produziu filmes e seriados de ambos os personagens, utilizou os mesmos atores e diretores em produções diferentes.

Robert Livingston, por exemplo, interpretou tanto o Zorro quanto o Lone Ranger em diferentes seriados.

Clayton Moore, o Cavaleiro Solitário clássico da TV, também atuou como descendente de Zorro no seriado Ghost of Zorro (1949).

Essa sobreposição nos bastidores fazia com que o público, já confundido pelos títulos brasileiros, naturalizasse a ideia de que se tratava do mesmo personagem — ou de uma versão do mesmo herói em outra época.

📺 A Retificação Tardia

Somente a partir dos anos 1980, com a popularização dos desenhos animados exibidos em programas como o Balão Mágico e o Xou da Xuxa, é que o nome Cavaleiro Solitário começou a ser usado corretamente na televisão brasileira.

Foi também nessa época que começaram a surgir produtos licenciados, brinquedos e revistas que separavam claramente os dois heróis: Zorro, o espadachim californiano que lutava contra a opressão espanhola no século XIX, e O Cavaleiro Solitário, o justiceiro do Velho Oeste americano com pistolas e senso de honra inabalável.

🧠 Por Que Essa Confusão Pegou Tanto?

A junção de fatores ajuda a entender por que tantas pessoas confundiram (ou ainda confundem) Zorro e o Cavaleiro Solitário:

Nome atrativo e familiar: "Zorro" era mais fácil de lembrar e pronunciar do que "Lone Ranger".

Visual semelhante: Máscara, chapéu, cavalo, parceiro fiel.

Publicações e exibições intencionalmente misturadas: EBAL e emissoras brasileiras venderam essa ideia como marketing.

Pouco acesso à informação na época: Sem internet ou acesso fácil a fontes confiáveis, o público aceitava o que era apresentado.

📌 Conclusão

Zorro e Cavaleiro Solitário são personagens distintos, com origens, épocas e estilos completamente diferentes. Mas no Brasil, por décadas, os dois foram apresentados como se fossem um só — um erro editorial e comercial que acabou marcando gerações.

Hoje, com acesso à informação e à história original de ambos, podemos reconhecer suas diferenças e valorizar as duas figuras icônicas por seus próprios méritos. Mas a verdade é que, para muitos brasileiros, o Cavaleiro Solitário sempre será “aquele Zorro do revólver” — um símbolo nostálgico da infância, mesmo que equivocado."

Texto e Fonte: Aubim de Souza (Facebook)

https://www.facebook.com/share/p/19kfyZTXrb/

"Boa noite a todos do Grupo EBAL. Boa segunda feira, bom início de semana... Vi uma postagem em outro grupo sobre a "velha polêmica" do Zorro x Loney Ranger... Nessa exposição de relatos, contra e a favor, às vezes até contraditórias, onde o cara mete o malho no Adolfo Aizen, com desculpas e acusações de conivências por achar muito lucrativo editar o Loney Ranger com o nome de Zorro. E, misturando tudo, faria os seguidores e adeptos das edições do Cavaleiro Solitário - Loney Ranger, procurarem a revista do Zorro em maior quantidade. Claro, dando um lucro maior. Não acredito. Suposição ou não, o Velho Aizen jamais faria um ato tão vergonhoso visando ganhar dinheiro. Ele não precisava. Seu império lhe era muito caro e não se permitiria fazer uma ação desse calibre, sujando sua imagem. Enfim, são águas passadas e, ninguém, jamais, depois de tanto tempo, teria como tirar prova disso. Lamento muito. Conheci o Adolfo Aizen e os filhos Nalmin Aizen e o Paulo Adolfo Aizen. O Nalmin é falecido e o Paulo Adolfo não sei por onde anda e o que faz. Mas, se o Paulo Adolfo sabe disso provavelmente iria tomar alguma satisfação..."

Texto: João Manuel de Siqueira 

Fonte: Facebook EBAL Editora Brasil America Ltda.

https://www.facebook.com/share/p/1NAgEsiLaz/

#zorro

#loneranger 

#zorroloneranger

domingo, 13 de julho de 2025

Dia do Rock 40 Anos: 1985-2025




 




















Hoje, há 40 anos...


July, 13th 1985 Live Aid


Dia do Rock: 1985-2025 !


🤘🏻✌🏻📅🎸


RM.


...


"Live Aid foi um concerto realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos a fim de acabar com a fome na Etiópia. Os shows foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma plateia de aproximadamente 82 000 pessoas) e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99 000 pessoas). Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e no Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos — estima-se que quase dois bilhões de espectadores, em mais de 100 países tenham assistido a apresentação ao vivo."


Fonte: Wikipédia 

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Live_Aid


#rock

#diadorock🎸

#13dejulhodiadorock🎸 "