Diários, Cadernos de Desenhos, Croquis
Este é o meu caderno pessoal atual de desenhos e mais outras coisas. Muitas de minhas atuais postagens na Web são oriundas diretamente dele! (Aqui no Blog, por exemplo, para destacar, nomeio como "Série,n°", sem cronologia específica, apenas numerado por ordem de aparição na página).
Não tem jeito, de tempos em tempos volto à esse assunto... Já perdi a conta de quantos cadernos fiz ao longo da vida... Tenho guardado dos últimos 20 anos, mas antes disso, desde criança, perdidos entre outras folhas soltas, trabalhos de escola e desenhos nas brincadeiras e dia a dia ao longo dos anos, não saberia responder.
O hábito de fazer caderno pessoal, diário, sketchbook, scrapbook, croquis... (Dê o nome que quiser) é muito antigo na minha vida! Desde mesmo de ter um "nome","ser moda", ter "conceito artístico" (Coisa que só fui conhecer e atribuir valor, na faculdade!), antes de tudo isso, eu já possuía uma relação com o caderno! Nos cadernos; escrevia, desenhava, estudava, anotava músicas, letras, cifras, recortes, colagens, papéis, jogos, personagens, pinturas, idéias, pensamentos, esboços... Uma gama variada de opções, assuntos e de coisas que formam meu mundo pessoal.
Acho que todo artista, criador, pessoa seja ela quem for com sensibilidade e mundo interno próprio, possui esse hábito... É maior que você! Claro, a maioria de nós, quem frequentou escola, sabe o que é um caderno, apostilas e etc., pois desde a infância no sistema educacional é material obrigatório maaas... Muitos o deixam para trás na juventude e período escolar, porém, para outros, não! Passa disso... Acompanha a vida toda!
Por quê? Qual o segredo desse sucesso todo?
Não sei dizer... Talvez por ser um espaço próprio só seu na vida, né? Uma "fuga da realidade", um "local seguro" onde você tá no comando... Alí, você interage e coloca o que quiser, quando quiser, onde quiser... Não há uma obrigatoriedade, um formato correto somente... É uma coisa barata de se obter, encontrar, manter, não exige muito de ninguém... Legitima inconscientemente, um registro de vida, como se fosse um documento real de sua própria existência no planeta, assim parece... Sei lá!
Os psicanalistas e historiadores, assim como outras profissões que lidam com o ser humano, os adoram! Pois é material de trabalho, fontes, matéria prima de pesquisas e tudo mais... Um diário de memórias ou coisa parecida, conta muito mais da História que qualquer livro didático. Hoje, inclusive como professor, conheço e reconheço meus alunos, pelos seus cadernos (...e não, também não desconheço a pedagogia que existe nesse ritual!).
Para perceber como ele está presente em nossos dias atuais, nem a vida moderna terminou com ele, até a própria existência de Blogs e Redes Sociais já fazem parte dessa idéia. A diferença está só no transporte para o meio digital virtual (Em pensar que algum tempo atrás se cogitou acabar com eles... tsc,tsc,tsc... Não róla! A mente e a mão humana, para evoluir, precisam dessa relação. Apertar um botão não é a mesma coisa! Não sei quem teve esse pensamento, mas não acredito e no meu caso, o caderno, é, antes de mais nada, real e analógico! Único, nem tudo existente nele é publicado e pode existir aqui!)
Enfim... O caderno é mágico mesmo!
Viva o Caderno!
✍🏻📝📚
RM.
PS: Ah! E bom retorno escolar com eles nesse início de ano letivo! Aproveitando o assunto... rsrs 😄
#cadernos
#cadernosdedesenhos
#cadernosediarioseesboços






Nenhum comentário:
Postar um comentário