Entrudo
'Como você vai passar seu entrudo?'
Houve uma época, há +200 anos atrás no Brasil Colonial, que o Carnaval era uma festa conhecida como 'entrudo' (de 'entrar', 'entrada'), pois são os três dias que antecipam os 40 dias da quaresma antes da Páscoa no calendário anual da Igreja Católica trazido pelos portugueses.
Esses, eram dias de folia mas também de muitas tensões sociais uma vez que a população pobre, inclusive escrava, 'ganhava liberdade' para brincar e fazer o quê quisesse. As igrejas, comércio e casas. fechavam, nas ruas a população geral tomava conta e a Lei era outra! Baderna, sexo, bebedeiras, jogos e brincadeiras, violência, etc., aconteciam e a população elitizada tida como 'de bem' não participava do caos se trancando em casa, dando ao invés, posteriormente, bailes fechados.
Essa tradição, se repetiu anos à dentro, sendo na opinião dos estudiosos a origem do Carnaval moderno no Brasil! Entrudo seria tido como o marco inicial, uma vez que os povos originários não conheciam a festa por não serem cristãos.
Então, esse ano para abrir a festa, chamo a atenção para o histórico, sujo e caótico entrudo nesse momento de Carnaval. Enfim; água, farinha, urina, lama, lixo, limões de cheiro, leite, bonecos de madeira, até espíritos e outros cultos... São os elementos do entrudo! Qualquer semelhança não é mera coincidência...
Bom entrudo... Ooops; Carnaval, pra você !
👹🎊🎉🥁🪘🪇🎭🎶
RM.
...
"O carnaval no Brasil tem seu primeiro registro com uma festa chamada entrudo, uma folia de origem portuguesa realizada nos três dias que antecedem o início da Quaresma, com o primeiro registro ocorrendo em 1533 com a chegada dos primeiros colonos portugueses à Capitania de Pernambuco.
Mas também consideram como precursora do Carnaval a festa da aclamação de Dom João, em 1641, promovida pelo governador Martim Correia de Sá, no Rio de Janeiro.
Em Pernambuco, trabalhadores das Companhias de Carregadores de Açúcar e das Companhias de Carregadores de Mercadorias se reuniam para a Festa de Reis, formando cortejos carregando caixões de madeira e improvisando cantigas em ritmo de marcha. E nos finais do século XVIII as festas carnavalescas já eram praticadas em várias regiões do Brasil.
Com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, surgiram as primeiras tentativas de “civilizar” as festas carnavalesca brasileira, através da importação dos bailes e dos passeios mascarados parisienses, colocando o Entrudo Popular sob forte controle policial.
O primeiro baile carnavalesco no Brasil ocorreu em 1840 e, desde então, começaram a se formar os blocos e cordões. Em 1846, surgiu, no Rio de Janeiro, o grupo Zé Pereira. Até então, as festividades aconteciam ao som de músicas europeias. No entanto, em 1899, a compositora Chiquinha Gonzaga escreveu a primeira marchinha de Carnaval, a música "Ó Abre Alas", feita especialmente para o cordão Rosa de Ouro. A primeira escola de samba do Brasil, criada no Rio de Janeiro, em 1929, chamava-se "Deixa Falar".
Atualmente o carnaval no Brasil se tornou em um período de festas gigantesco, com uma grande movimentação financeira (Os festejos devem alcançar um volume financeiro de R$ 9 bilhões no setor de turismo) "
Fonte: O Historiante
https://www.facebook.com/share/p/184or4n99s/
Imagens: Rugendas & Jean-Baptiste Debret, aquarelas, Sec.XIX, RJ, Brasil.
#entrudo
#carnaval
#históriadocarnaval



Nenhum comentário:
Postar um comentário