sábado, 29 de junho de 2024

Achados, garimpos e aquisições LER 2024!

 















5° LER Festival do Leitor 


Rio de Janeiro, 2024


Achados, garimpos e aquisições da LER 2024!


Escravidão Vols.I e II Laurentino Gomes 

Biblioteca Gaiman Vol.I

A Metamorfose Franz Kafka

Eu, Robô Isac Asimov


+ marcadores, sacola Globo Livros e pulseirinhas.


😉📚


RM.


#ler

#lerrio

#festivaldoleitor

quinta-feira, 27 de junho de 2024

LER - Festival do Leitor 5°ed

 
















LER RJ 5° Ed


Festival do Leitor 


Feira Literária 


Rolando no Píer Mauá Centro Rio de Janeiro ... Confere lá!


😉📚


RM.


#ler

#lerrio

#lerfestivaldoleitor

terça-feira, 25 de junho de 2024

Purple Rain - Prince And The Revolution 40th

















Prince Purple Rain 40 Anos: 1984-2024 !

Prince And The Revolution - Purple Rain (1984)

"Let's Go Crazy"

"Take Me with U"

"The Beautiful Ones"

"Computer Blue"

"Darling Nikki"

"When Doves Cry"

"I Would Die 4 U"

"Baby I'm a Star"

"Purple Rain"


Purple Rain 

O filme 

(Dir.:Albert Magnoli, 1984)

Sinopse:

"Vítima de sua própria ira, Kid (Prince) é um músico de Minneapolis que se dedica à banda Revolution para escapar de uma vida doméstica tumultuada através da música. Enquanto evita cometer os mesmos erros que seu pai, Kid circula por clubes e tem um relacionamento conturbado com Apollonia, uma cantora cativante. Mas outro músico, Morris, quer roubar a atenção de Kid e a sua namorada"

...

Hoje faz 40 anos desse clássico álbum de Prince dos anos 80: Purple Rain! Seguido do lançamento de seu filme de mesmo nome, numa rara, para época, combinação e diálogo entre mídias; música, cinema, clip TV, de um tema só do mesmo artista! Prince inova e apontava o futuro da cultura pop à partir dalí, era a "Revolution" que sua banda anunciava para o mundo... Um passo além do que era feito na indústria até então!

Tudo em Prince converge para Purple Rain: O profético-literário "ano revolucionário de 1984", a cor púrpura com todo seus significados que viria a ser sua marca registrada, as maquiagens, cabelos, roupas e modas extravagantes com um pé no clássico e outro no moderno ao mesmo tempo, o ambiente urbano, úmido, chuvoso, suburbano, e até a tecnologia, representada pela sua característica moto roxa... Pronto! Nascia verdadeiramente o triunfal Prince que conhecemos! 

Prince já era um conhecido talento no meio musical, Purple Rain é o seu sexto trabalho e ele já tinha feito grandes outros. Já era conhecido por ser um workaholic fazendo de um tudo; escrevendo, compondo, tocando (tocava além de guitarra vários outros instrumentos; piano, teclado, baixo...) atuando e produzindo seus próprios discos... Mas tudo mudou quando veio os hypados anos 80 e a indústria explodiu em trabalhos de vários nomes formando uma geração única de grandes artistas; Ritchie, Michael Jackson, Tina Turner, Madonna, Bruce Springsteen, Cyndi Lauper e etc. O público pirava a cada nova música de qualquer um desses nas rádios e Prince... era um deles!

Faltava, depois do sucesso Thriller de Michael Jackson, Prince mostrar sua resposta à tudo aquilo e marcar seu nome na História! A rivalidade dos dois era nítida e muitas vezes alimentada na imprensa e se Michael era a face "cheirosa" da Pop Black Music, Prince mostrava o outro lado! Como um Rolling Stones para os Beatles, seu som era mais malicioso, sedutor, maduro, descolado e descompromissado com o Status Quo. Seu trabalho era devastador e inovador em vários pontos de vista: Design, do simbólico (ele não só satisfeito com os símbolos que existem, criou o seu próprio! Impronunciável, depois chamado: Love Symbol!), midiático, tecnológico e sexista (foi o primeiro a ter uma mulher como guitarrista solo na sua banda! Coisa que seria imitado depois! A tradição até alí eram bandas só de mulheres, ou só a cantora crooner principal ou com algumas misturas tipo Blondie). Assim como outros, unia a tríade americana do estilo Broadway; dança, canto e teatro/interpretação, tinha uma narrativa, personagem, e, em tantos elementos, é de se impressionar dele conseguir um tom único e marcante naquele show todo e fazer parecer fácil! 

Prince bagunçou as fronteiras e limites entre as artes e do showbussines... Foi um Showman! Um grande artista que deixou uma obra enorme e fantástica... Purple Rain é seu trabalho ícone dessa Era 80's!

Infelizmente, não fui um fã seu naqueles anos. Vim à conhecer melhor seu trabalho e sua proposta já bem mais velho. O trabalho de Prince não era de "fácil digestão" como de tantos outros de sua época, e para minhas lembranças de Purple Rain na infância, a atenção sempre era disputada com Thriller nas festinhas, rádio e em casa. Seus discos não tinham a mesma divulgação dos de Michael Jackson, e com isso, seu público e base de fãs foi ficando casa vez mais restrito e fechado, acho que isso também atrapalhou. Tivemos uma reação alguns anos depois com o filme do Batman (1989) e a trilha sonora dele, mas ainda assim, para um público infanto-juvenil, talvez fosse pouco. O perfil, que me lembre, de quem escutava Prince, eram de pessoas mais maduras mesmo... em resumo, eram de uma geração atrás da minha! (aquela velha história que já contei aqui antes; aquele primo, irmão, amigo mais velho que pescou melhor a mensagem... rsrs). Também passei por aquele momento Rock & Metal anos 90 que virou às costas pra ele quando ganhou o prêmio de melhor guitarrista... Um tempo em que foi taxado de "brega"... rsrs... Mas depois, entendi qual eram os seus méritos e o porquê daquela veneração toda, onde Purple Rain é o seu produto ápice!

Quando e depois de seu falecimento, redescobri Prince. As críticas e injustiças cometidas com seu trabalho, as constantes tentativas de manipulação de sua imagem pela indústria e também público, que sempre tentou fazer dele bandeira de movimento A ou B (coisa que ele odiava e não topava! Perdendo, entretanto, uma parcela do público... E penso até que confundiu as coisas naquela sua androginia...), sua polêmica conversão religiosa para a Igreja Testemunha de Jeová, casos conjugais, drogas, perda do filho e outras coisas mais...

Então Prince, o que  importa, é que hoje, 40 anos depois, a sua Chuva Púrpura continua caindo em nossos corações... 

Prince Purple Rain!

RM.

💜

...

Sobre:

"Purple Rain é o sexto álbum de estúdio do cantor Prince e o primeiro a ser creditado com a banda The Revolution. É a trilha sonora do filme de mesmo nome e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame

Purple Rain é um dos álbuns pop mais bem cotados da história. A revista Time colocou-o como o 15º maior álbum da história e o maior álbum dos anos 1980, e apareceu em 18º na contagem da VH1 de melhores álbuns de rock 'n' roll. A revista Rolling Stone colocou-o como o segundo melhor álbum da década de 1980 e 72º na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. Por fim, em 2007, os editores da Vanity Fair o classificaram como a melhor trilha sonora de todos os tempos."

Fonte: Wikipedia

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Purple_Rain


#prince

#purplerain

#princepurplerain


domingo, 23 de junho de 2024

Batman 35th: 1989-2024

















Batman 

O filme 

(Dir.: Tim Burton, 1989)


Batman 35 Anos: 1989-2024 !


Hoje, faz aniversário de lançamento do primeiro live action moderno de Batman nos cinemas!


Estrelado por Michael Keaton & Jack Nicholson!


O retorno do Morcegão aos cinemas desde os anos 60 e a volta da Batmania! 


😃🖤🦇


RM.

...

Sobre:

"Batman, de Tim Burton, completa 35 anos

23 de junho de 2024

Lançado em 1989, Batman, de Tim Burton, está completando 35 anos.

O filme foi estrelado por Michael Keaton como Batman, Jack Nicholson como Coringa e Kim Basinger como Vicky Vale.

Apesar da controversa escalação de Keaton no papel principal, a produção foi um estrondoso sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 411,6 milhões ao redor do mundo (o que, ajustado para hoje, equivale a mais de US$ 1 bilhão).

O filme ficou marcado por sua revolucionária campanha promocional, que mudou para sempre o marketing cinematográfico e a forma como os filmes são comercializados.

Também venceu em uma categoria do Oscar: a de Melhor Direção de Arte (ou Melhor Design de Produção, como é conhecida hoje em dia)."

Fonte: O Vício 

https://www.google.com/amp/s/ovicio.com.br/batman-de-tim-burton-completa-35-anos/amp/


#batman

#batman89

#batmananiversariofilme

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Dia dos Namorados


 














“The fruit was never an apple”


(O fruto nunca foi uma maçã)


— Max Svabinsky (1873-1962)


Feliz Dia dos Namorados!


♥️🫶🏼😍


RM.


#ofruto

#adaoeeva

#frutoproibido

...

Sobre:

"O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados. Em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro.

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro"."

Fonte: Wikipedia 

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados

quinta-feira, 6 de junho de 2024

80th D-Day 6 Jun 1944-2024

 











80°Aniversário Dia D: 6 Jun 1944-2024 !

Hoje completa a celebrada data histórica de marco na virada da Grande Guerra Mundial para os aliados na Frente Ocidental. O desembarque na Normandia (França atual) das tropas expedicionárias Americanas, Inglesas e Canadenses, com objetivo de avanço sobre o Terceiro Reich Alemão em busca da vitória total sobre as nações do Eixo.

Esse desembarque não foi o primeiro confronto dessas nações, já haviam tido os desembarques Aliados na Itália e Sul da França, Stalingrado e a Frente Oriental Soviética, a Guerra na África e Oriente Médio e as batalhas marítimas no Oceano Atlântico. Além de Pearl Harbor no Oceano Pacífico e o confronto direto contra o Japão Imperial.

Mas assim mesmo, ela passou a representar um ponto de virada na história da GGM, pois de todas essas invasões, foi a que efetivamente no lado oeste marchou e empurrou o exército alemão de volta em direção à Berlim, forçando no ano posterior sua rendição e colocando um fim na guerra da Europa.  Os conflitos depois disso, se concentraram apenas no Extremo Asiático até setembro de 1945 com a rendição japonesa após os ataques das bombas atômicas americanas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

RM.

...

Sobre:

"O Dia D, também conhecido como Operação Overlord, que resultou na conquista de parte da Normandia, no Norte da França, aconteceu no dia 6 de junho de 1944. Foi a maior operação de guerra da história e combinou diversas forças militares e marcou o início da liberação da França do domínio dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Também foi extremamente importante ao criar um front ocidental de luta contra a Alemanha Nazista, o que acentuou o desgaste dos alemães que já lutavam na Itália e no front oriental contra a União Soviética.


O planejamento estendia-se desde 1943 e sua execução, em 1944, aconteceu no momento ideal, pois combinou o fortalecimento dos Aliados com o enfraquecimento visível do Eixo. A operação e promoveu o desembarque de soldados Aliados nas praias da Normandia, no Norte da França. A quantidade de pessoal mobilizado, segundo historiadores, foi de cerca de 150 mil homens, transportados em 5.300 embarcações, além de 1.200 tanques e cerca de 12 mil aeronaves como apoio, realizando o reconhecimento do terreno; lançamento de paraquedistas, que saltaram em diferentes posições da Normandia para confundir as defesas inimigas e conquistar pontes importantes para garantir o avanço Aliado; e bombardeio. As tropas Aliadas eram compostas, principalmente, por soldados americanos, britânicos e canadenses.


Hitler já esperava que um ataque à Normandia acontecesse, no entanto, não sabia quando isso aconteceria. A esperança de ditador era depositada na chamada Muralha do Atlântico, uma linha de defesa estendida na costa do Oceano Atlântico e construída com o objetivo de barrar uma possível invasão dos Aliados. No entanto, a muralha era mais um blefe nazista que propriamente uma realidade.


A reconquista da Normandia era considerada fundamental pelos Aliados, pois significava o início de um esforço de guerra com a intenção de libertar a França do domínio nazista. O Dia D é visto por muitos como o fato que definiu o destino da Segunda Guerra Mundial, a vitória Aliada foi crucial para a continuidade da guerra e contribuiu para antecipar a derrota do Nazismo."


Fonte: MUSAL Museu Aeroespacial

Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica 

www.fab.mil.br/musal

#Dday

#diaD

#77thDday