sábado, 25 de outubro de 2008

Notre Dame de Paris





Notre Dame de Paris

Ficha Técnica
Título Original: Notre-Dame de Paris
Gênero: Musical
Pais: França
Ano de Lançamento: 1999
Site Oficial: http://entertainment.msn.com/bridget/
Direção: Gilles Amado
Roteiro: Baseado na obra de Victor Hugo

Sinopse:

O musical Notre Dame de Paris foi sucesso absoluto de público e de crítica, tanto na Europa como na Ásia. Esse musical reune literatura, música, dança e recursos cinematográficos capazes de nos transporta para Paris, ano de 1462 onde, guiados pelo poeta Gringoire, vislumbramos o universo sensual e dramático de Quasímodo (interpretado pela estrela da música francesa, Garou), Frollo (Daniel lavoie) e Phoebus (Patrick Fiori), os três apaixonados pela bela cigana Esmeralda (Helène Segàra). Uma paixão que vai transformar a vida de todos eles.

Opinião:

O musical Notre Dame de Paris, produzido por Luc Plamondon e Richard Cocciante, baseado na obra de Victor Hugo é de uma beleza ímpar. Sucesso absoluto de público e de crítica, tanto na Europa como na Ásia, que se renderam à grandiosa releitura que os produtores fizeram do texto de Victor Hugo.
Conheci o musical através do DVD "Notre Dame de Paris" e fiquei maravilhado com o espetáculo! Reunindo literatura, música, dança, recursos cinematográficos, além da interpretação magistral dos artistas, o musical nos transporta para Paris no ano de 1462 e guiados pelo poeta Gringoire, conhecemos Quasímodo, Frollo, Phoebus e Esmeralda.
Incrível, sublime, visceral, delicado, violento, majestoso, grandioso... São poucas as palavras para definir o show. Os franceses e os italianos (sim, existe também a versão italiana do espetáculo!) foram super felizes nessa montagem fabulosa. Mostraram aos americanos que não existe só o padrão Broadway de ópera rock, e que em matéria de Teatro/Ópera eles já sabiam e fazem muito melhor! Não vou nem comentar aqui sobre a leitura norte-americana de cinema muito água com açúcar, da animação da Disney sobre a obra, quem viu sabe do que estou falando. As canções são lindíssimas, como: Florence, Belle, Bohemienne, Dance mon Esmeralda, Les sans papiers, Ces diamants-là, etc. Infelizmente o espaço aqui é curto para postar todo o show, então, coloco algumas das passagens que eu mais gostei para quem não viu ter uma idéia do que se trata e para quem viu, ver de novo que vale a pena. Recomendo enfaticamente o DVD e no mais, é torcer para que o musical seja montado aqui no Brasil.

Vídeos:









Nenhum comentário: