quinta-feira, 1 de abril de 2010

Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico

 





Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico aberto no Castelinho do Flamengo no Rio de Janeiro!


A Secretaria Municipal de Cultura inaugurou na quinta-feira, dia 25, o Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico, no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo. Para celebrar a ocasião, foi lançada uma exposição de 24 caricaturas de personalidades cariocas e da MPB. Com a criação do Centro de Referência, a SMC coordena o espaço com o apoio de uma comissão formada pelos melhores profissionais do traço, entre eles Ziraldo, Chico Caruso, Aroeira, Lan, Ique, Ricky Goodwin, Eliana Caruso, Rafael Cardoso, Ivan Consenza, Maria Arlete Gonçalves e Ana Durães. Sob a gestão da deputada Jandira Feghali, diversos cartunistas participaram da inauguração do Centro Carioca de Referência do Humor Gráfico, entre eles os cartunistas; Adail, André Bronw, Aroeira, Carla Rosa, Chico Caruso, Diego Novaes, Ferreth, Guidacci, Ique, Leo Martins, Magon, Nani, Nei Lima, Ota, além de Eliana Caruso (curadora do Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro), do ator e humorista Antonio Pedro, Ivan de Souza (filho de Henfil) e o casal Rick Goodwin e Ana Pinta (curadores de diversos eventos do gênero). De acordo com a Secretaria Municipal, o propósito é transformar o Castelinho do Flamengo em um espaço voltado para a charge, a caricatura e todas as outras formas de expressão que envolvem o conceito de humor gráfico. O centro abrigará oficinas de criação, coleções e documentos, além de promover debates culturais. Muito legal essa iniciativa, fiquei muito feliz com a criação desse novo espaço para os Quadrinhos e o Humor Gráfico Nacional! 

O Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo fica na Praia do Flamengo 158. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: 2205-0655.

Um comentário:

Babel das Artes disse...

Olá, Rafael, só agora soubemos da criação do Centro de Referência para o Humor Gráfico. Somos fãs do estilo. Citamos em nosso blog! obrigado
Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES