quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"War in Rio"









War in Rio (O jogo)


Pois é pessoal, como uma vez comentado aqui no blog e também como amante de wargames que sou, não poderia, nesse momento oportuno, deixar de comentar essa grande idéia que gerou muita polêmica: O jogo "War in Rio" (versão do clássico WAR da Grow agora adaptado ao cenário de guerra urbana do Rio). O autor dela é Fabio Lopez, como eu, também carioca e designer, mas, formado pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial). Pelas palavras do próprio, o jogo foi um projeto de design e uma brincadeira com o objetivo de gerar uma reflexão:

"O objetivo do projeto é gerar uma discussão através de uma proposta cínica de diversão. Pegando carona no fenômeno de massa ‘A Tropa da Elite’, a idéia é perguntar ao cidadão carioca se ele acha que esse tipo de entretenimento combina com pipoca ou com uma reflexão profunda sobre a realidade de sua cidade."

Confesso, que virei fã do projeto e também fiquei muito curioso de saber como seria jogar o War in Rio dele. Cheguei até a lhe enviar uma mensagem, sem resposta, e de acordo com os jornais na época de divulgação do jogo em 2007; ele alegou que esse projeto era sem fins comerciais.
Logo, acho que ficou a vontade, por parte dos bloggers e dos usuários da internet, a frustração de não poderem experimentar o jogo. Pensando a respeito, talvez, existindo um único protótipo, ele poderia criar um modelo virtual mais simples e postá-lo para downloads na web ou talvez até mesmo adaptar as regras do jogo para modelos mais interessantes como o Risk, desenvolver uma versão só com cartas, etc.

Então, tomo a liberdade aqui no blogger, em não apenas mostrar as imagens do jogo, como também ajudar a divulgá-las e parabenizá-lo pelo projeto.

Afinal, a ocasião novamente se apresenta aos cariocas...


.....................................................................................

"War in Rio
O projeto

O objetivo do projeto é gerar uma discussão através de uma proposta cínica de diversão.
Pegando carona no fenômeno de massa ‘A Tropa da Elite’, a idéia é perguntar ao cidadão carioca se ele acha que esse tipo de entretenimento combina com pipoca ou com uma reflexão profunda sobre a realidade de sua cidade.
Por outro lado é também um jogo bem planejado e realizado: uma paródia irresistível para os amantes do clássico e politicamente incorreto passatempo de guerra. No lugar de invadir Moscou, conquistar a África ou aniquilar os exércitos brancos, que tal invadir a Cidade de Deus, conquistar a Baixada ou eliminar o Comando Vermelho?
War in Rio é reflexão e entretenimento canalha.

o início
A idéia de montar um tabuleiro de War com o mapa da própria cidade já deve ter passado pela cabeça de todo apaixonado pelo jogo. Morando no Rio de Janeiro, a realidade insiste em te convencer de que essa idéia não só é viável, como provavelmente já foi executada pelos poderes oficiais e paralelos que administram o espaço urbano.
Apesar de ter sido idealizado há cerca de 3 anos, o projeto encontrou na tecnologia de mapeamento via satélite uma ferramenta extremamente útil para a criação do tabuleiro.
Além disso, o momento tornou-se oportuno por aproveitar o sucesso do filme ‘Homens de Preto’ estrelado por Will Smith no papel de capitão Nascimento. No filme o soldado pai de família é encarregado de combater os ‘aliens’ da Puc utilizando métodos pouco convencionais."


Fonte: Retirado do blog http://jogowarinrio.blogspot.com/

Nenhum comentário: