domingo, 1 de maio de 2011

Peões




Peões
Por: Rafael Menicucci

Dia 1 de Maio - Dia do Trabalho

Em homenagem ao dia dos trabalhadores, posto esse trabalho que envolve recorte e colagem com desenho como intervenção na colagem. Adoro esse tipo de técnica e pensei que o tema pedia algo assim, com esse visual, visto que a natureza dessa imagem envolvia realidade e ficção.
Peões é o nome do filme documentário de Eduardo Coutinho baseado na história pessoal dos trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 a 1980.
Sobre a imagem, duas coincidências, ou não, sei lá, envolveram meu impulso na hora de criá-la; o ano em que se deu a greve do filme em 1979 (por ser meu ano) e a sua data de lançamento em 2004 (ano que ingressei no magistério e tive meus primeiros contatos com movimentos sociais e trabalhistas na universidade). Baseado na capa e nas imagens promocionais do filme, resolvi então, me apropriar do tema fazendo um recorte, uma intervenção visual gerando essa imagem.



.....................................................................................


Peões

Ficha Técnica
Título original: Peões
Gênero: Documentário
Duração: 85 min.
Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Lumiere
Direção: Eduardo Coutinho
Produção executiva: Mauricio Andrade Ramos e João Moreira Salles

Sinopse:
A história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país.

Nenhum comentário: