sábado, 10 de setembro de 2011

Anne Rice no Brasil



Anne Rice no Brasil

A renomada autora Anne Rice do livro Entrevista com o Vampiro, esteve no Brasil na Bienal do Livro do Rio 2011 essa semana para uma procurada, porém agradável, noite de lançamento, palestra e autógrafos do seu novo trabalho Tempo dos Anjos.
Como grande admirador de sua vasta obra, não pude deixar de prestigiá-la no evento. Seus sedutores personagens como Louis, Lestat, Armand, Mario, Pandora e etc, fizeram e ainda fazem a cabeça de muita gente. A maior prova disso era a interminável fila que se formou na Bienal de pessoas para vê-la! As pessoas se acotovelavam em cima dos seguranças para se aproximar dela. Assustei-me com o fato de haver tantos interessados em seu trabalho aqui no Brasil em época de sucessos de histórias vampirescas diferentes de suas criações como o Crepúsculo ou True Blood.
Bem, perante essa situação nosso encontro foi breve e, portanto, sem muita conversa. Tive tempo apenas de parabenizá-la e comentar com ela sobre seu sucesso no Brasil e na língua portuguesa o que ela concordou e se mostrou também impressionada. Após alguma dificuldade em escrever meu nome na dedicatória (o qual ela chegou a identificar a origem), no final, disse que foi um prazer me conhecer e me deu um beijo de presente, gentilmente retribuído.
Anne Rice é uma das autoras populares mais importantes dos últimos anos. Além de suas crônicas vampirescas, escreveu sobre múmias, bruxas e recentemente convertida ao catolicismo, sobre os evangelhos. Seus méritos se encontram na reestruturação moderna da imagem do vampiro, antes tradicionalmente ligada ao culto cristão da literatura do final Séc. XIX e início do XX, sua escrita de tom romântica erudita mas recheada de referências e recursos contemporâneos, seus personagens muito bem construídos e desenvolvidos e claro, seu grande talento literário e suas idéias!
Foi um prazer conhecê-la pessoalmente e aqui está o registro desse encontro:




Anne Rice & Rafael Menicucci

Nenhum comentário: