domingo, 7 de agosto de 2022

The Sandman - A Série


 















The Sandman

Netflix

2022

1°temporada: 1-10


Trabalho novo em audio visual sobre Sandman. Conta com a participação do autor Neil Gaiman como produtor-roteirista e outros, como David S. Goyer.


Estréia na Netflix dia 5/8


...


"The Sandman é uma série de televisão americana de drama Criada por Allan Heinberg baseado na série de histórias em quadrinhos de mesmo nome de Neil Gaiman e publicada pela DC Comics está programada para estrear na Netflix.

Primeiro episódio: 5 de agosto de 2022

Adaptação de: Sandman

Empresa(s) produtora(s): DC Entertainment; Warner Bros. Television

Produtor(es) executivo(s): Allan Heinberg; Neil Gaiman; David Goyer"


#sandman

#sandmannetflix 

#sandmannetflixseries


...


Opinião:

The Sandman

... Então...

 Olha gente, vi a estréia tão aguardada dos primeiros episódios da série nova do Sandman na Netflix (os 5 primeiros são equivalentes ao arco Prelúdios & Noturnos, livro 1, nas HQs).

A série está boa, sim! Sem sombra de dúvidas, é um dos melhores lançamentos do ano e gênero!

Claramente, até pela presença do autor na produção, respeita a essência do universo da personagem. A história e personagens, sofreram, pelo menos até agora, poucas mudanças substanciais (na questão de mudanças étnicas de atores-personagens, tão reclamada e polêmica, também sem problemas! Com exceção da Morte que perdeu um pouco do "charme inglês" do original, mas contudo, coerente com aquele universo, visto que eles alí são entidades). Tudo ok e de bom gosto, assim como efeitos especiais.

Mas minha crítica não passa por nada disso... 

Apesar de conter alguns pecados, ausências de momentos marcantes nos livros que não vi na série (por exemplo, a vitória e saída de Morpheus do Inferno! Aliás, prefiro o Lúcifer, "frio","de terno" e "indireto", das HQs também!), ela ignora algo que acho fundamental na obra: a estética 80's!

Faltou ver mais anos 80-90! Uma linguagem mais "Cult" e "arrastada", underground mesmo, como só os quadrinhos da Vertigo podiam fazer. Não senti, hora nenhuma,"aquele clima" e atmosfera Pós-Punk, New Wave Gótico, cabelo espetado preto (o do ator principal é muito pouco, mais pra Emo do que The Cure, sabe?) e etc. Pelo contrário, me lembrou a mesma palheta de cores e levada de outras produções parecidas, como o filme do Constantine e Hellboy (os dois, que por sinal, não curti em suas épocas e propostas!) ... Achei tudo, nesse sentido, meio apressado e atrapalhado.. Resumindo; vi pouca assinatura do ex selo Vertigo alí! Até em Watchman do Snyder, tinha mais..

Mas de resto, no geral, o resultado final é positivo!

Não é ruim, cumpre sua função, apesar de ainda ter que acertar no tom de algumas coisas.

Eu, na verdade, nem me sinto inclinado a comentar, afinal, não sou um fã assíduo desse universo de Gaiman. Nem li ou tenho todas suas edições. Ele e Burton, são muito autorais, possuem uma assinatura muito forte, não é tudo deles que me comove, porém,há momentos em que sou facilmente levado... Enfim.. Vejam!


...


No desenho:

O original, HQ, Netflix 

"Sandman"

Minha versão, de 2020

RM.





Nenhum comentário: