quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Geração Cara Pintada 30 anos, Impeachment Collor




























Movimento Os Caras-Pintadas, 30 anos!

(1992-2022)

... É sempre bom lembrar para os "desmemoriados", o que acontece quando se vota errado com o sistema que temos!

..."Caçador de Marajás","Isentão" ...

Tuuudo de novo... Não saímos disso.. Lado A x Lado B... A roda tem que girar?.. Humpf! ...

😏

RM.

...

Sobre o movimento:

"Os caras-pintadas foi o movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 que teve, como objetivo principal, o impeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Mello.

O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e, ainda, em suas medidas econômicas impopulares, e contou com a adesão de milhares de jovens em todo o país.

O nome "caras-pintadas" referiu-se à principal forma de expressão e símbolo do movimento as cores verde e amarelo pintadas no rosto dos manifestantes.

Sobre o Impeachment de Collor:

 Em 29 de setembro de 1992, a Câmara de Deputados votou pelo Impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção e fraudes financeiras em seu governo, com 441 dos votos contra 33. Collor renunciou ao cargo em 29 de dezembro de 1992, antes de ser condenado pelo Senado à perda do mandato e ficando inelegível por oito anos. Assim, seu posto como Presidente da República foi ocupado pelo então vice-presidente, Itamar Franco. Inicialmente, as medidas do Plano Collor tiveram uma boa aceitação, mas ao longo do tempo aprofundaram a recessão econômica e aumentaram a inflação, que chegou aos 1200% ao ano. Para agravar ainda mais o quadro, um grande esquema de corrupção foi denunciado pelo seu irmão Pedro Collor de Mello, em maio de 1992. Entre os envolvidos estavam o tesoureiro Paulo César Farias, ministros, amigos e até a primeira-dama Roseane Collor."

Fonte:  https://bit.ly/impeachment-de-collor

Nenhum comentário: