quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Michael Jackson - Thriller 40 Anos

 















Michael Jackson Thriller

40 Anos Álbum

1982-2022


...E faz 40 anos atrás, esse aniversário do álbum de música popular talvez mais vendido e conhecido da História: Thriller, de Michael Jackson!

Não, eu não lembro do seu lançamento... Mas lembro, sim, da sua badalação, por ainda muito tempo, em todos os lugares! E, principalmente, da primeira vez que ouvi a risada maligna no final da música título! (Ainda não tinha visto o icônico clip na Tv! Que também me foi assustador naquele final, mas, já levei bem melhor, heheh) Foi durante uma festa de aniversário na vizinhança, o som estava bem alto e tomei um susto e saí correndo apavorado pela rua e praça!  Kkk...  Sim, deve ter sido engraçado, alguns riram...  Que experiência estética sonora pra uma criança, hein?! 😄

Depois disso, como todo mundo, fui descobrir o álbum aos poucos... Billie Jean, Beat It, Wanna be Startin' Somethin', Human Nature, The Girl is Mine... Clássico, após clássico... Clipe, após clipe... Que obra!

(O clipe de Billie Jean com o chão de luz que acendia a cada paço de Michael, ou mesmo sua primeira apresentação do Moonwalker na Motown, eu pirava! "Como ele faz isso?!")

Felizes tempos. Só boas recordações de Thriller e o sucesso de Michael Jackson dessa época... Qual garoto não queria ser como ele? 

Valeu por Thriller, Michael! 

Também fui um de seus fãs mirins...

RM.

...

Sobre Thriller:

"Thriller é o sexto álbum de estúdio em carreira solo do artista estadunidense Michael Jackson, lançado em 30 de novembro de 1982, através da Epic Records. Assim como o álbum anterior do cantor, Off the Wall (1979), que foi aclamado e bem sucedido comercialmente, Thriller foi inteiramente produzido por Quincy Jones e co-produzido por Jackson. As gravações do projeto ocorreram entre 14 de abril a 8 de novembro de 1982 nos estúdios Westlake Recording. O orçamento total da produção do disco foi de 750 mil dólares, financiados por Jones. Jackson compôs e co-produziu quatro das nove faixas do disco. Musicalmente, Thriller explora gêneros semelhantes aos usados em Off the Wall, incluindo o pop, o rock, o pós-disco e o funk, além de estilos suaves, como a música contemporânea e o R&B.


O álbum foi aclamado por fãs e pela mídia especializada, e é considerado por muitos "o maior e melhor álbum da história". Consequentemente, venceu um recorde de oito Grammy Awards em 1984, incluindo o de Album of the Year. Thriller foi bem sucedido comercialmente, liderando as tabelas do Canadá, dos Estados Unidos, do Reino Unido e de outras sete nações, enquanto listou-se entre as dez melhores posições em todas as tabelas em que entrou. Em um ano, tornou-se — e continua sendo — o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas em mais de 66 milhões de cópias ao redor do mundo. Adicionalmente, converteu-se no álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos, vendendo mais de 33 milhões de cópias no país, até ser passado pelo álbum Greastest Hits 1971-1975 dos Eagles. Todos os sete singles do disco classificaram-se entre as dez melhores posições nos Estados Unidos, dos quais "Billie Jean" e "Beat It" lideraram a tabela musical Billboard Hot 100.


Com Thriller, o cantor quebrou preconceitos e barreiras raciais na música pop com suas apresentações na MTV, além de seu encontro na Casa Branca com Ronald Reagan, então presidente dos Estados Unidos. O disco foi o primeiro a ter vídeos musicais como materiais de divulgação bem sucedidos; os vídeos correspondentes de "Billie Jean", "Beat It" e "Thriller" eram constantemente transmitidos na MTV, sendo que o vídeo musical da última citada tem sido frequentemente citado como o "melhor vídeo musical de todos os tempos". Em 2001, Thriller foi relançado com entrevistas audíveis, uma gravação demonstrativa, a faixa "Someone in the Dark", contida na trilha sonora do filme E.T. the Extra-Terrestrial e vencedora de um Grammy Award, e "Carousel", descartada da lista final de faixas do álbum.O disco foi novamente relançado em 2008 intitulado de Thriller 25 com duas novas capas, remixes com artistas contemporâneos, uma canção inédita e um DVD que inclui curtas-metragens do álbum e a apresentação de "Billie Jean" durante o evento Motown 25.


O álbum foi classificado na 20.ª posição entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos, publicado em 2003 pela revista Rolling Stone; a National Association of Recording Merchandisers listou Thriller na terceira colocação entre os 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O disco foi incluído no National Recording Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que lista gravações significativas, e o vídeo musical da faixa homônima compõe o National Film Registry da Preservation Board, que compila os "filmes historicamente, culturalmente ou esteticamente significativos". Em 2012, a revista Slant Magazine qualificou Thriller na primeira posição entre os "melhores álbuns dos anos 1980".


Após a morte de Jackson em junho de 2009, Thriller estabeleceu recordes adicionais, com mais de 100 000 cópias, colocando-o em segundo lugar na parada Top Pop Catalog Albums. As músicas de Thriller também ajudaram Jackson a se tornar o primeiro artista a vender mais de um milhão de downloads de músicas em uma semana. De acordo com a MRC Data, Thriller foi o 14.º álbum mais vendido de 2009 nos Estados Unidos, com 1,27 milhão de cópias vendidas.


Por uma semana a partir de 20 de novembro de 2015, o Google Play Music ofereceu uma cópia gratuita exclusiva do álbum para seus usuários nos EUA, que incluiu a demo de 1981 de "Billie Jean" como faixa adicional.


Em 16 de maio de 2022, a Sony Music anunciou uma reedição em CD duplo do 40.º aniversário de Thriller, oThriller 40, incluindo o álbum e um disco bônus contendo as gravações das sessões originais. O álbum também está planejado para ser relançado em Super Áudio CD e vinil pelo Mobile Fidelity Sound Lab"

...

Thriller

Michael Jackson, Quincy Jones, Rod Temperton


It's close to midnight

Something evil's lurking in the dark

Under the moonlight

You see a sight that almost stops your heart

You try to scream

But terror takes the sound before you make it

You start to freeze

As horror looks you right between the eyes

You're paralyzed

'Cause this is thriller, thriller night

And no one's gonna save you

From the beast about to strike

You know it's thriller, thriller night

You're fighting for your life inside a killer, thriller, ow

I'm gonna thrill you tonight

Darkness falls across the land

The midnight hour is close at hand

Creatures crawl in search of blood

To terrorize y'all's neighborhood (I'm gonna thrill you tonight)

And whosoever shall be found

Without the soul for getting down

Must stand and face the hounds of hell

And rot inside a corpse's shell

I'm gonna thrill you tonight (thriller night, babe)

The foulest stench's in the air

The funk of forty thousand years

And grizzly ghouls from every tomb (I'm gonna thrill you tonight)

Are closing in to seal your doom (oh, yeah)

And though you fight to stay alive

Your body starts to shiver

For no mere mortal can resist

The evil of the thriller

'Cause this is thriller, thriller night

There ain't no second chance against the thing with 40 eyes, girl

Thriller, thriller night

You're fighting for your life inside a killer, thriller

'Cause this is thriller, thriller night

'Cause I can thrill you more than any ghoul would ever dare try

Thriller (ooh-ooh), thriller night

So let me hold you tight and share a

Killer, thriller, killer, thriller here tonight

'Cause this is thriller, thriller night

Girl, I can thrill you more than any ghoul would ever dare try

Thriller (ooh-ooh), thriller night

So let me hold you tight and share a killer, thriller, ow

...

Michael Jackson Thriller 

1."Wanna Be Startin' Somethin'" 

2."Baby Be Mine" 

3."The Girl Is Mine"

4."Thriller"

5."Beat It"

6."Billie Jean"

7."Human Nature"

8."P.Y.T. (Pretty Young Thing)" 

9."The Lady in My Life"

Lançamento:

30 de novembro de 1982

Gravação:

14 de abril – 8 de novembro de 1982

Estúdio(s):

Westlake Recording Studios

(Los Angeles, Califórnia)

Gênero(s):

Pop • pós-disco • R&B • funk • rock • dance-pop

Duração:

42:20

Gravadora(s):

Epic • CBS

Produção:

Quincy Jones • Michael Jackson (co-produtor)


Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Thriller_(%C3%A1lbum)

https://youtu.be/IFcZmuOEgLg

Nenhum comentário: