quarta-feira, 19 de abril de 2023

Dia dos Povos Indígenas com Literatura Infantil



 
















...E hoje é Dia do Índio !


Dos Povos Indígenas !


Dia também do Aymoré e sua... 


"A Árvore da Batata Frita" !


Doc Mariz & Rafael Menicucci 


Editora Guardião

(Pequeno Guardião)

2018


Livro Infantil 

Leiam!


😃🏹📚


RM.


#editoraguardiao

#aarvoredabatatafrita 

#livroaárvoredabatatafrita


...














Sobre os Tamoios:

"Os Tamoios aldeados pelos Jesuítas 


A principal resistência contra a Presença dos Portugueses em São Vicente e no Rio de Janeiro foi liderada pelos índios Tamoios, aliados dos Franceses.


Em 1563, sem recursos para responder às investidas indígenas, os portugueses decidiram recorrer à diplomacia. Para tanto, as autoridades enviaram os padres jesuítas Manuel da Nóbrega, como representante do governo de São Vicente, e José de Anchieta, como intérprete, para acertarem um tratado de paz com os tamoios fronteiriços.


A paz durou pouco. Um dia chegou a Aimberé a notícia de novo ataque português à aldeia de Iperoig. Novamente a Confederação mostrou sua força e respondeu ao ataque, invadindo fazendas e engenhos em pequenos grupos organizados. O rei de Portugal mandou Estácio de Sá, sobrinho do governador geral Mem de Sá, para enfrentar os tamoios


Com a derrota dos caciques Guaixará e Aimbere e a expulsão dos franceses em 1567, o Governador Geral do Brasil, Mem de Sá em sua fé de ofício, afirma que, após o combate de janeiro de 1567 contra a ‘fortaleza de biraoaçu-merin’, investira contra a de ‘parnapocu’ (Ilha do Governador) e, após esta ser derrotada, vários ‘principais’ dos tamoios vieram pedir pazes e, com isso, diversas aldeias foram pacificadas.


O "auto da festa de São Lourenço" uma alegoria fundadora e teatral da conquista do Rio de Janeiro escrita por José de Anchieta enumera as aldeias dos tamoios conquistadas pelos Portugueses e seus aliados Temiminos: "Paranapucu, Jacutinga, Moroí,Sariguéia, Guiriri,Pindoba, Pariguaçu,Curuçá, Miapeí e Jabebiracica"


Nas Palavras de José de Anchieta no Auto: "todos os tamoios foram/jazer, queimando no inferno, sendo os que amaram a Deus acolhidos na aldeia de São Lourenço, sendo ‘permanentemente amparados"


A Aldeia de São Lourenço foi fundada em 1568 pelo chefe temiminó Arariboia, aliado dos Portugueses na Conquista do Rio de Janeiro. São Lourenço dos índios se tornou a principal Aldeia Jesuítica do Rio de Janeiro onde foram catequizados não só os Temiminos mas os Tamoios do Cacique Pindobuçu que preferiam a Paz com os portugueses, e com o incentivo dos Jesuitas se miscigenaram com as filhas de seus antigos inimigos."

Fonte: 

Cidade de São Sebastião: o Rio de Janeiro e a comemoração de seu santo patrono nos escritos e ritos jesuíticos, c.1585. Vinicius Miranda Cardoso/ História da Ilha do Governador. Por Cybelle Moreira de Ipanema"


Imagem: Anchieta e Nobrega Na Cabana de Pindobuçu. Pintura de Benedito Calixto




Nenhum comentário: