segunda-feira, 22 de maio de 2023

O Mundo de Philip K. Dick















 
























Philip K. Dick


'O Mundo de PKD'


Ficção Científica


De 2014 pra cá, finalmente, depois de anos só escutando falar de sua fama e vendo os filmes produzidos de suas histórias, é que fui pegar pra ler Philip K Dick no seu módulo original: Os livros!

...E não, os filmes não são ruins...

Sim, os filmes são "incompletos". Não há ligação entre eles como em alguns livros, formando um só universo. Há muita coisa e personagens que não existem neles, mas, em contra partida, são mais "enxutos", com efeitos e soluções visuais mais "verossímeis" (guardadas as proporções técnicas das épocas em que foram feitos).

Sim, a obra literária original é diferente, porém, ainda sensacional! (ou talvez melhor!) Mesmo muitos deles já terem passado de 40 anos de escritos! (os melhores na minha opinião são os do final dos 60's e início dos 70's).

Dick era um artista fascinante, difícil, intrigante e polêmico. Sua vida e imagem se mesclam com suas obras. Foi cultuado e criticado na mesma intensidade. Não viveu pra ver seu trabalho ovacionado pelo cinema e as novas gerações décadas depois de sua morte... Morte, que por sinal, foi tão discutida por ele; morte física, metafísica, atemporal... O "Eu" em variadas formas. Além de vários outros caros temas a todos nós, como; realidade, artificialidade, tempo, drogas, experiências, filosofia, razão, alienação, sociedade, política, homem, mundos, universo, etc.

Acho que podemos dizer atualmente que é indiscutível sua importância para o gênero (ainda que seus detratores do passado e presente digam o contrário). Sua contribuição é enorme em vários elementos até hoje em dia utilizados e analisados na Ficção Científica, como seus personagens, "Narrador Não Confiável", técnica narrativa tão magistralmente trabalhada por ele.

A Editora Aleph está de parabéns relançando seus clássicos. Recomendo fortemente a leitura.

Acima, as novas edições que já li de sua obra, e abaixo um desenho meu da época que fiz pouco após a continuação do filme, Blade Runner 2049 (Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? - Blade Runner).

Então...

"Boa Viagem... Ooops; Leitura!"

RM.

📚🦾🌆


...











Arte: Rafael Menicucci, 2018













...


Sobre:


"Philip Kindred Dick ou Philip K. Dick, também conhecido pelas iniciais PKD, foi um escritor norte-americano de ficção científica que alterou profundamente este gênero literário, explorando temas políticos, filosóficos e sociais, autoritarismo, realidades alternativas e estados alterados de consciência.Seus escritos refletiam seus interesses em metafísica e teologia e em muitas vezes questionou a realidade e a ordem estabelecida, identidade, uso e abuso de drogas, transtornos mentais e experiências transcendentais. Apesar de ter tido pouco reconhecimento em vida, a adaptação de vários dos seus romances ao cinema acabou por tornar a sua obra conhecida de um vasto público, sendo aclamado tanto por leitores como pela crítica.


Nascimento: 16 de dezembro de 1928, Chicago, Illinois, EUA

Falecimento: 2 de março de 1982, Santa Ana, Califórnia, EUA

Prêmios: Prêmio Hugo para Melhor Romance, Prêmio Hugo para Melhor Apresentação Dramática,"


Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Philip_K._Dick

Imagem livros Ed.Aleph: www.editoraaleph.com.br 

Nenhum comentário: