sábado, 12 de agosto de 2023

Aniversário, Camisa, Logo EBA


 














Aniversário, Camisa, Logo EBA

Engraçado...

Hoje, olhando para esse logo da EBA 200 que fizeram na minha época estudando lá (acredito que ainda é o mesmo usado até hoje nos carimbos visuais da escola, documentos, diplomas, etc), e que, se não me engano, houve uma espécie de concurso, o anterior antigo estava defasado, a escola iria completar 200 anos e precisava de um novo pra comemorar e tal... fico pensando...

Não, não tem nada a ver com o dia de hoje de aniversário da escola não. Esse, tudo ok, parabéns e tudo mais... A questão é que na época, eu também pensei um logo pra escola. Estava cursando a disciplina de Oficina de Estamparia e a proposta da profa.Marina para um dos trabalhos do semestre, era justamente pensar um novo logo de 200 anos de aniversário da escola para estampar em camisas.

Bom, fui pra casa pensar um, e fiz uma versão estilizada algo parecida com essa. Com a mesma sinuosidade das letras se conectando mas na vertical. A diferença era que o meu era um pouco mais complexo, pois as letras e tipografia agregavam duas funções; serem letras e formas em desenhos, elementos decorativos, agrupados de maneira a também parecer um capitel Jônico. Minha ideia e conceito era reunir passado e presente da escola, além de juntar à forma algo que fizesse referência aos cursos da instituição.

Resultado: Para além do uso na estampa da camisa que fiz naquela disciplina, ele nunca evoluiu. 

Mostrei para alguns professores que torceram a cara. Alegando baixa visibilidade, leitura e compreensão do logo, 'estranho'... E que haviam no curso e Deptos de Desenho Industrial projetos com ideias melhores que a minha e blá blá blá... Bom, isso me desanimou totalmente! Recolhi-me a minha insignificância, guardei minha camisa e desenho e fui embora.

Um tempo depois, vejo o tal logo aí de cima escolhido (acredito até que foi feito por um professor da casa, ou sobre a orientação de um, não sei bem direito, não lembro da fofoca..). Então pensei: "Oras, o conceito é muito parecido! E, convenhamos, ainda prefiro o meu! Pois ainda que a leitura dele seja difícil, e nem seja tão leve, ele tem essa 'fluidez' e vai além... E mais que isso! Identifica e dialoga com o tempo e a escola."

...Bom, passou... 

Parabéns EBA!

🤨😒😏

RM.

PS: Sim, estava revirando aqui o baú das memórias, quando veio a data.

#eba

#ebaaniversario

#ebalogo200anos


Abaixo, fotos de como ficou a camisa com meu logo:












Nenhum comentário: