domingo, 22 de outubro de 2023

Fighting Fantasy - As Aventuras Fantásticas +40 Anos: 1982-2023 !























































































































Fighting Fantasy - As Aventuras Fantásticas

+40 Anos: 1982-2023 !!!

Essa vai para os fãs de RPG dos anos 80-90...

Fez mais de quarenta anos da coleção Aventuras Fantásticas, série Fighting Fantasy, da Games Workshop dos autores Steve Jackson e Ian Livingstone! (Aventuras Fantásticas, Ed. Marques Saraiva e Jambô Editora no Brasil)
O primeiro número: O Feiticeiro da Montanha de Fogo, lançado em agosto de 1982, já completou essa data. E o segundo e terceiro: A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição, lançados em 1983, também,  junto de A Cidade dos Ladrões e O Calabouço da Morte (esse último, de 1984), fazem esse mês 40 anos, seguidos de vários sensacionais outros títulos da série!

O que falar dessa coleção de inovadores livros-jogos solo?.. Simplesmente fizeram (e ainda fazem!) parte da juventude de minha vida! Desde a pré-adolescência pra cá, de tempos em tempos, volto à jogá-los! (principalmente, após seu retorno comercial e continuação da publicação entre anos 2010 em diante pela Editora Jambô. Parabéns a editora por essa iniciativa!)

Adoro os livros da Fighting Fantasy! Tenho vários e jogo eles com devoção (apesar de não mais tão empolgado como ficava quando garoto, hehehe) Eu, literalmente, pirava naqueles mundos! Seu Sistema de Jogo de Rolagem do Dados com os valores Habilidade-Energia-Sorte, os combates, itens, armas, charadas e provas... Viajava nas criaturas e raças, a concepção de Titan e o continente de Allansia com suas vilas, portos, rios, cidadelas, torres, montanhas e masmorras, etc. Sem dúvida, os enredos dos criadores Ian Livingstone e Steve Jackson, dentre outros, de histórias, personagens e ilustrações fabulosas, me fisgaram, me arrastaram para a fantasia medieval e ajudaram a perceber aquele mundo, fazendo entrar no clima estilo Sword & Sorcery. Se me tornei um jogador de RPG nos anos 90, se deveu principalmente por esses livros!

Aos poucos a coleção foi aumentando (acredito que lá fora já chega a 100 volumes atualmente!) e outros temas foram aparecendo: Ficção Cientifica, Pós-Apocalíptico, Terror, Heróis, Mitologia e até Romance. Hoje, descubro que seus autores ainda os escrevem! Então quer dizer; são quarenta anos de vendas e sucesso ininterruptos mundo a fora!

São tantos que não teria como destacar os que mais gosto, mesmo porquê não cheguei a ler nem a metade. Os abandonei um pouco antes do cancelamento de sua publicação no Brasil, só retornando tempo depois, mas ainda com certeza, os primeiros números têm aquele espaço guardado na memória afetiva e no coração! ❤️😄

Esse ano também, infelizmente, faleceu um dos seus maiores ilustradores da série. Foram vários, mas Russ Nicholson, o primeiro, foi especial. Já comentei sobre ele em postagem passada; a riqueza e beleza de seu traço, na medida certa para o que se propunha; meio realista, meio fantasioso, detalhado no bico de pena e até "estranho", o que encaixava perfeitamente com a esfera sombria, medieval, grotesca, de feitiço, do gênero.

...Enfim, feliz aniversário para a série Fighting Fantasy !!!

Que venham mais 40 !!!

Como sempre começa:

"Sua Aventura Começa Aqui... 
Agora  vire a página e vá para referência 001"

😀📚👑🛡️⚔️🗝️🔮📝🧙🏼‍♂️🧝🏻‍♂️

RM.

...

Sobre:

"Aventuras Fantásticas (título original: Fighting Fantasy) é uma série de livros-jogos criada por Ian Livingstone e Steve Jackson, lançada no Brasil pelas editoras Marques Saraiva e, mais tarde, Jambô Editora,e em Portugal, pela Editorial Verbo.
O primeiro volume da série foi publicado pela Puffin (Reino Unido) em 1982; mais tarde, os direitos sobre a série seriam comprados pela Wizards Books, em 2002. Originalmente, a série se destacou por apresentar elementos de RPG, com muitas das capas apresentando a legenda que sugeria uma aventura "em que você é o herói!" A maioria dos títulos era de fantasia, embora também houvesse livros com os gêneros ficção científica, pós-apocalíptico e super-herói. A popularidade da série levou à criação de vários produtos, tais como action figures, jogos de tabuleiro, sistemas de RPG, revistas, romances e videojogos.
A série foi criada pelos ingleses Steve Jackson (não confundir com Steve Jackson, americano criador do sistema GURPS, embora esse também tenha escrito três livros para a série) e Ian Livingstone, co-fundadores da Games Workshop, que tiveram a ideia de criar um livro-jogo, misturando o conceito de RPG com os livros interativos já existentes na época. Dessa ideia nasceram as Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy, no original). A Games Workshop foi fundada em 1975 como uma empresa de jogos de tabuleiro e que em 1977, se tornou a editora britânica de Dungeons & Dragons
Em agosto de 1982, O Feiticeiro da Montanha de Fogo estava nas livrarias, e, em poucas semanas, as 20 mil cópias da tiragem já tinham sido vendidas. No ano seguinte, foram publicados A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição, e então a coleção já se consagrou como grande sucesso. Durante treze anos, novos livros-jogos (não apenas de autoria da dupla) foram publicados ininterruptamente até que, atingindo o seu número 59, após alcançar a marca de best-seller e vender mais de 15 milhões de cópias, a série foi cancelada. As aventuras fantásticas, então, já haviam sido publicadas em 22 países - entre eles: Israel, Noruega e Bulgária. Jackson também escreveu uma série autônoma de quatro partes intitulada Artes Mágicas!Sorcery!.
Em 2002, a editora britânica Wizard Books ressuscitou a coleção, publicando novas edições dos livros, com capas e ilustrações diferentes das antigas."

Fonte: Wikipedia

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Aventuras_Fant%C3%A1sticas

Na foto acima: O Feiticeiro da Montanha de Fogo, livro 1, único dos autores juntos Steve Jackson, Russ Nicholson e Ian Livingstone. As capas dos outros da série: A Cidadela do Caos, A Floresta da Destruição, A Cidade dos Ladrões e O Calabouço da Morte e mais.


















Nenhum comentário: