domingo, 19 de novembro de 2023

Alexandre,O Grande


 











Alexandre Magno 

"Meu filho consiga para ti outro Reino, pois o que deixo é pequeno demais para ti."


Rei Filipe II da Macedônia 


Alexandre Magno ou mais conhecido como  Alexandre O Grande,foi um dos maiores e  melhores generais da antiguidade.Filho do rei macedônio Filipe II com a rainha Olympia de Epiro,ele nasceu no ano de 356 A.C em Pela,capital da Macedônia,cresceu em um ambiente totalmente militar,em uma época onde muitas guerras eram travadas entre os reinos gregos e macedônios e sem contar com as temidas invasões do poderoso Império Persa comandadas pelo rei Dário III.

Na adolescente, por volta dos seus 14,15,16 anos,seu pai chamou o filósofo Aristóteles para ensinar Alexandre os desígnios da vida, como matemática, astronomia,filosofia e escrita,algo que ele levou esses aprendizados até o fim da sua vida. 

No ano de 336 A.C o rei Filipe II foi assassinado por um de seus guardas costas e Alexandre no auge dos seus 20 anos foi coroado rei da Macedônia.Seu pai antes de morrer,tinha em mente a conquista do Império Persa,algo que agora quem iria conquistar seria Alexandre,e então ele reuniu todas as cidades estados gregas(com exceção de Esparta)em torno desse objetivo.

Por volta do ano de 334 A.C Alexandre e seu exército de 30 mil homens cruzaram o Helisponto na Ásia Menor(atual Istambul) onde travaram a primeira batalha contra os Persas. A Batalha de Granico foi algo onde a superioridade dos Persas era considerável (em torno de uns 50 mil homens)  porém como Alexandre era um gênio militar ele conseguiu derrotar os Persas e seus sátrapas. Com essa vitória ele desceu em direção a Síria com a intenção de conquistar e dominar as terras que davam acesso ao Mar Mediterrâneo,para que com isso conseguir bloquear os suprimentos e os soldados persa que poderiam vir do Egito onde a Pérsia ainda dominava.

No ano de 333 A.C eles chegaram a Síria onde o Rei Dário III o aguardava perto das colinas.A Batalha de Isso foi algo que realmente deu pra perceber a genialidade de Alexandre, com um imenso exército que novamente era superior ao dos macedônios,(os macedônios teriam por volta de 50 mil homens,enquanto os persas uns 80 mil) Dário  III tentou flanquear e pegar de surpresa o exército de Alexandre ,entretanto,novamente com a astúcia ,a inteligência e a leitura de batalha fizeram com que Alexandre derrotasse novamente os Persas, e com isso o Rei Dário III fugiu com o restante do seu exército deixando a sua mãe,irmã e esposa nas mãos dos macedônios .Após mais essa vitória eles desceram e conseguiram tomar a costa do Mediterrâneo e chegaram ao Egito,onde Alexandre foi recebido sem resistência pelo sátrapa persa, o povo egípcios glorificou Alexandre e o nomeou faraó do Egito. E com isso,ele criou a famosa  cidade de Alexandria que existe até hoje.

Os macedônios ficaram quase um ano no Egito,onde descansaram das longa viagens e Alexandre foi até o Oráculo de Siwa em pleno deserto do Saara,chegando lá o ancião disse a ele que ele era filho de um deus e ele iria conquistar muitas glórias, porém a sua vida seria breve.

Em 331 A.C os macedônios partiram do Egito com o objetivo final de entrar no coração do Império Persa,as cidades de Persépolis,Susa e a famosa Babilônia eram as  maiores cidades persas. Eles cavalgaram entre montanhas, colinas e desertos e então no mês de outubro desse ano  eles se depararam com o imenso exército persa,algo em torno de 200 a 300 mil soldados e mais uma vez Alexandre se encontrava em desvantagem ele tinha em.torno de 60 mil soldados,esaa batalha seria decisiva. A Batalha de Gaugamela foi o último confronto entre macedônios e persas,a batalha durou praticamente um dia inteiro,ambos os lados tiveram muitas baixas,porém apesar dos persas estarem em maior número eles não eram tão preparados quanto os macedônios,e com isso a genialidade foi posta em prática, ele conseguiu derrotar pela terceira e última vez o Império Persa.Em um determinado momento,Alexandre foi em direção ao Rei Dário III, porém novamente ele fugiu e Alexandre não quis alcança - lo no momento, pois uma parte do seu exército ainda estava em batalha. Dias após essa batalha,chegou um informante e disse a Alexandre que o Dário III foi morto por  dos seus sátrapas,Alexandre foi levado para ver o corpo e pediu que fizessem um enterro e uma sepultura digna de rei para o Dário.

Nas semanas que se seguiram,os macedônios marcharam e chegaram em Susa,Persépolis e Babilônia, em ambas as cidades ele foi recebido com imenso carinho e respeito pela população dessas cidades.

Os anos foram se passa do e Alexandre e seu exército que agora era realmente bem maior(por volta de uns 100 mil) caminharam em direção ao Hindu Kush na Índia, com objetivo de conquistar mais territórios, a sede de Alexandre era enorme, porém os seus soldados ja estavam cansado de viajarem e batalhar,grande maioria queira voltar pra Macedônia para rever seus familiares e amigo.Com essa vontade de voltar dos soldados,Alexandre decidiu voltar para a Macedônia, porém desceram em direção a Índia onde teve um confronto com o Rei Poro na Batalha do Hidaspes em 326 A.C,os macedônios ganharam e continuaram a descer até chegar no Oceano Índico.Quando chegaram,Alexandre dividiu sua frota em dois,uma iria pelo mar ,flanqueando a costa e a outra iria por terra até chegar na Babilônia, Alexandre decidiu ir por terra com seu exército,porém deserto que havia entre a Índia e o Paquistão era totalmente inóspito, não havia comida, nem água e suprimentos que havia com os macedônios eram poucos,e com isso muitos soldados morreram de fome e sede, Alexandre teve muitas perdas por conta disso,a travessia pelo deserto  durou  quase dois anos até chegarem a Babilônia. Quando faltavam alguns quilômetros pra chegarem,um habitante da cidade disse a Alexandre não entra na cidade,pois havia um mau presságio,Alexandre não deu ouvido a isso e entrou, essa seria a sua última entrada na Babilônia e ele nunca mais retornaria para a Macedônia. No ano de 323 A.C os 32 anos de idade Alexandre faleceu. 

Até os dias de hoje não se sabe ao certo qual foi a causa da morte de Alexandre,uns dizem que ele foi envenenado quando fez uma festa com muita bebida para comemorar as suas conquistas pela Ásia, mas de acordo com pesquisas mais recentes, ele pode ter morrido de causas naturais ,pois ele antes d falecer apresentou sintomas de está doente dias antes com febre e dores no corpo.Jamais saberemos qual foi a causa da sua morte,até hoje não se sabe onde está sepultado o seu corpo, pode ser no Egito,no Irã, Iraque ou até mesmo no Vaticano.

Uma coisa é certa,ele foi e sempre será o maior líder militar da história!!! Júlio César,Aníbal e Napoleão Bonaparte foram líderes que se inspiraram pelas glórias e  conquistas de Alexandre O Grande. Nunca haverá alguém como ele.Esse ano se completou 2300 anos da morte de Alexandre,ele não teve vida eterna,mas o seu legado e as suas glórias serão eternas na história da humanidade." 🍃❤


"Lembre-se que da conduta de cada um depende o destino de todos."


Alexandre O Grande

Fonte: Império Romano e Bizantino 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0yoFcD3V5UV2Ju3LNm2V2JGmzJknNmNaT2BXjSPgoCTfiXqu3jyfQ7HNfcpZjC8kMl&id=1723734789&mibextid=Nif5oz

Nenhum comentário: