terça-feira, 28 de novembro de 2023

Tears For Fears The Hurting

 















Tears For Fears 


"The Hurting"


40 Anos: 1983-2023!



Esse ano completou quarenta anos que a banda Tears For Fears despontou da Inglaterra para o cenário mundial com esse álbum!

Era o início de uma carreira de sucesso, principalmente nos anos oitenta até início dos noventa com a primeira separação.

Ainda de sonoridade bem ao estilo New Wave daqueles anos iniciais da década de 80, cheia de sintetizadores e guitarras, o álbum trazia uma forte pegada conceitual. A dupla de Curt Smith e Roland Orzabal ainda não havia se destacado tanto. Somente Smith cantava nas canções de maior influência e eles eram em quatro membros. (Irônico pensar como essa ordem mudaria drasticamente depois, a ponto de Orzabal seguir em frente sem Smith e voltarem só agora recente!)

As letras falavam de relacionamentos e amores mas também de abusos, conflitos emocionais, dificuldades e infância perdida (muito por causa do próprio Orzabal e sua sofrida biografia de infância complicada). O próprio nome da banda já fazia referência a conceitos psicanalíticos; "Tears For Fears" é o nome de um método terapêutico do psicanalista Arthur Janov no qual a banda na época estava interessada. No álbum seguinte, o famoso Songs From The Big Chair, novamente essa vertente continuaria e com muito mais sucesso.

De cara, três singles emplacaram; "Mad World", "Change" e a badalada nas rádios; "Pale Shelter"!

Até hoje, para muitos fãs New Wave e de bandas conceituais como The Smiths, é considerado o melhor trabalho deles. Ainda sem a influência "Pop Rock College" que viria definir seu som e ficarem famosos nos anos seguintes.

Eu, particularmente, tenho poucas memórias desse álbum. Comecei a escutá-lo e a banda, do posterior em diante, mas compreendo sua importância.

Parabéns ao Tears For Fears! Uma rica carreira de 40 anos não é pra qualquer um!

☺️

RM.


...


Sobre:

"The Hurting é o álbum de estreia da banda Tears for Fears, lançado em 7 de março de 1983. O álbum alcançou 1º lugar nas paradas musicais do Reino Unido e foi certificado com disco de ouro após três semanas de seu lançamento, além de ter alcançado o status de disco de platina em janeiro de 1985.

O álbum contém os três primeiros singles de maior sucesso da banda - "Mad World", "Change" e "Pale Shelter" - e todos alcançaram Top 5 no Reino Unido. Ele também conta com uma nova versão do primeiro single da banda, "Suffer the Children", que foi originalmente lançado em 1981.

Para este disco, o tecladista Ian Stanley e o baterista Manny Elias foram integrados à banda. O álbum tem uma sonoridade extremamente eletrônica com canções baseadas em guitarras e sintetizadores, e contém letras que remetem à triste e amarga infância de Orzabal. Este álbum é considerado o mais conceitual da banda, pela sua referência ao sofrimento emocional e à terapia do "grito primal", desenvolvida pelo psicanalista Arthur Janov. O álbum foi número 1 em vendas no Reino Unido e atingiu o Top 40 em vários países, tornando "Mad World", "Pale Shelter" e "Change" hits no mundo inteiro.

No final de 1983 é lançado o single "The Way You Are", mantendo a fama da banda enquanto trabalhava no segundo álbum. Este single atingiu o Top 30 no Reino Unido e foi a última imersão do grupo na sonoridade new wave com sintetizadores. Em notas de lado-b de "Saturnine Martial & Lunatic" eles registraram que este single foi uma despedida da abordagem musical anterior do Tears for Fears.

O álbum foi remasterizado e relançado em 1999, e foram incluídos 4 remixes como faixas bônus e um extenso livreto que descrevia todo o processo de gravação do CD.

Uma edição comemorativa do 30º aniversário foi lançada em 21 de outubro de 2013."

Fonte: Wikipedia

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/The_Hurting


...


Tears For Fears - The Hurting (1983)


"The Hurting"


"Mad World"


"Pale Shelter"


"Ideas As Opiates"


"Memories Fade"


"Suffer the Children"


"Watch Me Bleed"


"Change"


"The Prisoner"


"Start of the Breakdown"



Nenhum comentário: