sábado, 10 de fevereiro de 2024

A Doma de Sméagol - O Senhor dos Anéis

 




























"(...)— Pssiu! — fez Frodo — Ele está chegando perto agora, perto o suficiente para escutar um sussurro.

Realmente, Gollum parara de repente outra vez, e a grande cabeça sobre o pescoço esquelético virava de um lado para o outro, como se ele tentasse escutar algo. Os olhos opacos estavam semicerrados. Sam se conteve embora seus dedos estivessem crispados. Seus olhos, cheios de ódio e, nojo, estavam fixos na miserável criatura, que agora começava a se mexer outra vez, ainda sussurrando e chiando para si mesma.

Finalmente já estava a menos de quatro metros do chão, bem acima da cabeça deles. Naquele ponto havia uma descida brusca, pois a rocha estava levemente socavada, e até mesmo Gollum não conseguia encontrar qualquer tipo de apoio.

Parecia estar tentando se virar, de modo que descesse com as pernas primeiro, quando de repente, com um guincho agudo, ele caiu.Conforme caía, enroscou os braços e as pernas em volta do corpo, como uma aranha cujo fio do qual pende se rompe.

Sam saiu do esconderijo e num instante atravessou o espaço que o separava do penhasco com alguns saltos.Antes que Gollum pudesse se levantar, já estava em cima dele.Mas Gollum superou suas expectativas, mesmo pego daquele jeito, de repente, de surpresa depois de uma queda. Antes que Sam pudesse prendê-lo, pernas e braços compridos estavam em volta de seu corpo, segurando-lhe os braços, e um agarrão firme, mole, mas terrivelmente forte, o esmagava como cordas que se apertam lentamente, dedos pegajosos tateavam à procura de sua garganta. Depois dentes afiados morderam-lhe o ombro.Tudo que Sam podia fazer era projetar para o lado sua cabeça dura e redonda contra o rosto da criatura.Gollum chiava e cuspia, mas não o soltava.

Sam se teria dado mal se estivesse sozinho.Mas Frodo deu um salto e tirou Ferroada da bainha. Com a mão esquerda, puxou para trás a cabeça de Gollum que chiava e cuspia, agarrando-lhe os cabelos finos e escassos,esticando-lhe o longo pescoço,forçando seus olhos opacos e venenosos a olhar para o céu.

— Solte-o Gollum! —disse ele — Esta é Ferroada.Você já a viu antes. Solte, ou vai senti-la desta vez! Vou lhe cortar a goela!(...)"


O Senhor dos Anéis As Duas Torres

A Doma de Sméagol, Livro IV, Cp.1, pg.886

Ed.Harper Collins

2019

...

Fotos: Rafael Menicucci, 2023

Abaixo: ilustração desta passagem de Alan Lee e cena do Filme O Senhor dos Anéis As Duas Torres, Dir.: Peter Jackson, 2002














Nenhum comentário: