sábado, 6 de abril de 2024

Ziraldo RIP


 





















Adeus ao Ziraldo


...E foi embora hoje nosso eterno "Menino Maluquinho" ...


...Descansou, Mestre...


...Fez e deixou muito...


Ziraldo !


😔


Sobre Livro O Menino Maluquinho:

Menino Maluquinho pra mim é a maior obra de Ziraldo.

Mas não digo isso apenas por ser mais um fã, mas por ser esse livro, o primeiro dele que li. (Junto com o Bichinho da Maçã).

Sou da " Geração Menino Maluquinho" mesmo, não tem jeito, não sou da"Geração Flicts", Turma do Pererê, Pasquim ou Jeremias, O Bom... Não peguei esses tempos... Vim à descobrir isso  tudo só depois. Ziraldo teve tantas fases, personagens, que é mais fácil situar seu público por "Gerações" assim... Tanto é, que foi muito intenso e importante para mim, aquele momento anos 80, que quando passou; passou ! Outras de suas criações posteriores, já não me fizeram a cabeça, e acompanhei "de longe", como o próprio filme dos anos 90, a Professora Maluquinha, o Menino Marrom e etc...  O encontrava até nos eventos mas "a magia" já tinha passado... Cresci, talvez? Menino Maluquinho, é só aquele, daquela época! (Assim guardei internamente kkkk)

Essa capa clássica do seu livro foi a que me apresentou seu traço!  Lembro de passar o olho nela, várias e várias vezes, refazendo o caminho do seu lápis mentalmente. Nem lia direito, mas já apreciava os desenhos, as páginas "diferentes" (surreais?), o lápis "duro", "anguloso",  preto no branco e sintético, lembrando mesmo os desenhos da infância. Ainda hoje,  tenho essa  capa na cabeça. Alguns anos atrás até fiz minha homenagem e releitura dela (está por aqui em algum post).

Essa imagem guarda muita força! Ela é icônica! 

Ziraldo, "seu Menino Maluquinho danadinho" ...

🥲

RM.


#ziraldo

#omeninomaluquinho

#omenimomaluquinholivro


...


"Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos

A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6). Ziraldo morreu em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio.

Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos

A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6). Ziraldo morreu em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio.

Por Luiz Antônio Costa, Rafael Nascimento, g1 Rio e TV Globo

06/04/2024 16h16

Ziraldo morre aos 91 anos

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado. Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

O velório será às 10h deste domingo na Associação Brasileira de Imprensa, no Centro. O sepultamento acontece às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul."


Fonte: G1

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/04/06/morre-ziraldo-criador-de-o-menino-maluquinho-aos-91-anos.ghtml

Nenhum comentário: