A Casta dos Metabarões
(La Caste des Méta-Barons)
Alejandro Jodorowsky & Juan Gimenez, 1992
Edição brasileira atual por Ed.Pipoca & Nanquim, 2022
... Jodoverso na veiaaa ! 🤘🏻
Integral pela primeira vez no Brasil!
Só digo uma coisa: é realmente de pirar!
Como isso não virou filme/série ainda?! ... Calma, vamos chegar lá... Vai ter que ser desde o Incal (Que é gigantesco, por sinal! Mas que já está sendo "gestado" pelo "Jodo" ... Sim, somos "íntimos"!😉😄)
...Gente, é simplesmente tudo que ele não conseguiu fazer no cinema, desde Duna, ele realizou nos quadrinhos com essas sagas!
Eu já conhecia, pois acompanhava maaais ou meeenos a Heavy Metal (a nossa versão americanizada da mítica francesa revista Métal Hurlant!), meus primeiros contatos mas tenho que confessar; ficava babando nos desenhos mas pouco entendia da história, personagens e suas questões... E hoje, conhecedor da sua abordagem, vejo que é Jodorowsky total! Cheio de reviravoltas, tragédias humanas, místicismo, sexo, tabu, violência, política, polêmicas... Mas à época, boiava, literalmente! Adolescente, achava uma doideira sem pé nem cabeça, no melhor 'estilo euro' (que nem é totalmente, uma vez que os autores, como nós, são/eram latino-americanos! Jodorowsky é chileno e Gimenez era argentino😄), coisa no Brasil dos anos 80, para leitores "viajandões"!.. que gostavam de apertar um ba@&$#*... se é que você me entende?! Hahahah! 😆😉
Ledo engano... É sensacional !
Talvez o problema na época fosse a forma atrapalhada que chegava, e muitas vezes ainda chega (eu sei, isso vem mudando!) o material europeu por aqui. Ninguém entendia nada, mas era "cult" e "doidão" dizer que era legal! Kkkkk ...Na verdade, era realmente legal, mas poucos tinham acesso. Privilegiados que, provavelmente, entendiam francês e conheciam a publicação original pois saíam do país, compravam e voltavam para dizer o que viram. Aí a notícia espalhava e quando alguma editora mais caprichosa largava mão dos heróis US e lançava, a molecada ia atrás sem entender exatamente o porquê! Virava coisa de "nicho", "gueto literário"... Ainda é, né? Vamos combinar... Apesar de não ter nada a ver! Era pra ser pop! 😆😮
Enfim... Uma obra prima, que eu também, assim como muitos, e outros exemplos como o Eternauta (HQ/Netflix), estou podendo ler e conhecer só agora... é assim mesmo, e quantas outras coisas boas ainda não chegaram por aqui? Antes tarde do que nunca, né? ...Leiam!
RM.
PS: Hoje é dia do escritor! Já estou fazendo minha homenagem para um deles! 😊
...
Sobre:
A primeira aparição de um Metabarão (cronologicamente o último dos Metabarões) foi em maio de 1981, na série de quadrinhos Incal . Seguiu-se uma série de prequels que tratavam da origem desse personagem, apresentada como a narração do androide Tonto para o androide Lothar, das conquistas de seus mestres. A série se passa ao longo de várias gerações e narra a vida de cada um dos cinco Metabarões. As histórias retratam uma ópera espacial que lembra a tragédia grega e são fortemente influenciadas pelos romances de Duna, de Frank Herbert. Jodorowsky estava nos estágios iniciais de produção de um filme de Duna em 1973."
Fonte: Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Metabarons
#metabaroes
#acastadosmetabaroes
#lacastedesmetabarons
Nenhum comentário:
Postar um comentário