segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Mortal Kombat, O Filme, 30 Anos:1995-2025




 






























Mortal Kombat 

(Dir.;Paul W.S. Anderson,EUA,1995)

Mortal Kombat, 30 Anos: 1995-2025

Um dia como hoje estreava Mortal Kombat nos cinemas... Lembro disso, adorava MK! 

Como esquecer? Tão aguardado, uma verdadeira febre comercial mundial! No meu caso particular, garoto, era um árduo jogador da franquia. Quando saiu o filme, fui ver na empolgação, eu quase até fui barrado na entrada do cinema! (Mas isso é uma outra história... talvez conte algum dia aqui... kkkk😁)

Até hoje, considero uma das melhores adaptações para o cinema de histórias de vídeo game! Se não a melhor! É difícil o gênero ser bem trabalhado nas telas... Sei lá, talvez pela ausência da interação que a mídia tem como jogo e o cinema não, ou a falta de sentido e realidade, a "magia e fantasia", que funciona em um e não funciona no outro... enfim, discutível.

O caso é que temos pouquíssimos exemplos bem sucedidos e Mortal Kombat é um deles! (Mas só o primeiro, ok? Esqueçam os outros! Inclusive essa última edição de 2021!)

Atualmente, o gênero anda em baixa, e não quer dizer qualidade, mas já tivemos: "Street Fighter", "Resident Evil; O Hóspede Maldito", "Sonic", "Super Mario Bros", "Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo", "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos","Assassin's Creed - O Filme" e etc..

Mortal Kombat conta um enredo simples, assim como também nos games, mas que serve bem ao estilo de filmes de ação e artes marciais; temos o feiticeiro Shamg Tsung, um vilão que tem planos de dominação através de poderes do Submundo Sobrenatural (Uma  espécie de outra realidade em um reino mágico obscuro). Ele então, atrai trinta lutadores para um milenar torneio violento em sua ilha afim de selecionar os melhores guerreiros. É nesse cenário que os mocinhos aparecem se fazendo passar por competidores interessados, e que são os personagens menos violentos no jogo original; o monge shaolin protagonista em busca de vingança Liu Kang, o astro em busca da fama Johnny Cage e a agente das forças especiais Sonya Blade, para desvendar suas intenções e dar fim aos seus planos malignos.

O filme apresenta efeitos especiais bons, certamente colocados e legais, que envelheceram relativamente bem mesmo até para os nossos dias atuais (Apesar dos avanços nessa área não nos deixar de perceber sua idade). As cenas de lutas e coreografias são de tirar o fôlego e as famosas falas e bordões do jogo, não podiam faltar, aparecem em momentos chave, não totalmente óbvias, agregando um charme a mais!

Com isso, temos aí uma diferença substancial para outras filmagens do tipo. Muitas vezes, em tentativas de aplicar todos os elementos marcantes do jogo no filme, acabam ficando forçados, o que pode até ridicularizar a produção. Acenos desse tipo ao público e de forma gratuita, não funcionam, e isso foi algo que nesse exemplo não ocorreu.

Então quer dizer, temos um filme honesto no que se propõe a entregar; uma aventura despretensiosa e emocionante com muita ação e efeitos. Funciona dentro do gênero, e em alguns momentos até mexe com sinestesia e nossas emoções físicas, sustos, tensão, assim como no universo dos games, e, de quebra, ainda nos ambienta no mundo sombrio da história da marca... Cumpriu!

🎬🕹️

RM.


...


Sobre:

"Em 18 de agosto de 1995, Mortal Kombat estreava nos cinemas dos Estados Unidos, levando para as telonas o universo do lendário videogame. Liu Kang, Johnny Cage e Sonya Blade, guiados pelo deus Raiden, enfrentavam o maligno Shang Tsung em uma batalha que definiria o destino da Terra.

 O filme foi um sucesso absoluto, ficando três semanas no topo das bilheterias e arrecadando mais de US$ 122 milhões ao redor do mundo. Até hoje, é lembrado como uma das adaptações de games mais icônicas — e a quarta mais lucrativa da história."


🎮 "Test Your Might!" , "Finish Him!" , "Flawless Victory: Fatality!" ⚔️


Fonte: History 

Hoje Na História

https://www.facebook.com/share/p/1HR3jnqDqU/


#mkofilme

#MortalKombat

#mortalkombatnocinema

Nenhum comentário: