O Eternauta
(El Eternauta)
Chegou a série O Eternauta no Brasil!
A História em Quadrinhos argentina mais famosa do mundo! Dos grandes autores Héctor Germán Oesterheld & Francisco Solano López!
Republicada em dois volumes pela Ed.Pipoca & Nanquim e um pela Ed Comix Zone (Outras, somente anteriormente pela Ed.Martins Fontes) e produzida como série de TV Streaming Canal Netflix. Publicada originalmente desde 1957 na revista Hora Cero, Ed.Frontera, Argentina.
A série quanto os quadrinhos, tanto faz a mídia, elas se completam, valem conferir, a história em si é sensacional! As adaptações não alteram a essência... Uma Ficção Científica completamente original Latino Americana, que não fica em nada à dever de qualquer produção de Hollywood ou da Europa! Uma obra de muitas camadas; suspense, terror, social, científica, política, histórica... Uma obra prima! Símbolo, influente (e inclusive não tiro suas razões), do orgulho nacional argentino.
A premissa da história começa simples: Um grupo de quatro amigos de meia idade jogam Truco no sótão de uma boa casa nos subúrbios de Buenos Aires quando começa a cair uma "estranha neve" do lado de fora. Essa, não é uma simples qualquer, mas sim venenosa, que ao primeiro contato com a pele humana causa morte instantânea! Por estarem abrigados, o protagonista Juan Salvo e seus amigos percebem a situação e vedam portas e janelas sem saber maiores detalhes do que está acontecendo e se isolando do mundo dentro de casa. À partir daí, começa uma épica aventura que só vai aumentando em complexidade! Eles, mais a esposa e filha de Salvo que também estão na sua casa, tentam sobreviver ao sinistro acontecimento. Isso inclui tentar sair da casa e romper o bloqueio da "nevasca assassina" com trajes isolantes improvisados de roupas de mergulho antigas que haviam sido guardados no sótão, pois ele era um colecionador de antiguidades (imagem que se tornou ícone da franquia! Juan Salvo, El Eternauta, primeiro à sair de máscara de mergulho andando sozinho pela neve!)
Não vale adiantar mais... O resto, vai se descobrindo aos poucos conforme Salvo avança pela Buenos Aires morta e arrasada! Eu sei, parece o início de um enredo e cenário já conhecidos de outras narrativas, só que com outra roupagem, assim também como o "motivo" da coisa toda... Você deve estar pensando... De certa forma, é, maaas... Estamos falando talvez da primeira, ao qual muitos outros vieram beber dessa "fonte" depois... Além disso, muitas outras coisas acontecem, informações são obtidas e vamos descobrir que a "neve" era só o início...
Enfim, uma put@#$&*%° história de sobrevivência, caos, distopia Sci-Fi mas também de valores, de solidariedade, união mesmo na diferença, bem estar comum, amizades, vínculos afetivos e familiares!
...Agora um comentário pessoal...
Quando estive lá alguns anos atrás, lembro vívidamente dos grafites do Eternauta junto da Mafalda nas paredes e muros nas ruas com aquela roupa e máscara no estilo/traço de desenho do Solano López. Mas como não sabia da que se tratava, tomei por simples grafismos de reivindicações políticas (afinal, era o momento, estavam começando a onda mundial de protestos sociais da década passada!). Pensei se tratar de algo como os Black Blocs aqui no Brasil, não suspeitei que fosse um personagem de HQ (algo como o Guy Fawkes de V de Vingança de Alan Moore & David Lloyd versão argentina!). Tempinho depois, já de volta, me deparei novamente com os "soldados" e imagens de páginas da HQ mas ainda não tinha ligado nome à pessoa, muito menos o tido em mãos, o livro do Eternauta... Reconheço; um absurdo! Mas... fazer o quê? Brasil e seu mercado e cultura afastados do resto da América Latina... Assim como o jogo TEG, foi um caso muito semelhante, só esse ano, vim à ler e conhecer o Eternauta ... "...Aaah, sim, o tão falado trabalho do Oesterheld..." (Com Solano López foi diferente, já o conhecia por outras publicações suas no Brasil, afinal, ele viveu por um tempo aqui no Rio!)
Então, foi isso... Ainda devo acabar falando de outros exemplos num futuro próximo que eram dos nossos vizinhos 'hermanos' e não me dei conta... Lo siento, mil perdões, mas ok, tudo bem... Reparo a desfeita...
Mega recomendado! Vale a leitura!
😉🌨️🤿🇦🇷📚🎬
RM.
...
Sobre:
"O Eternauta (El Eternauta, em espanhol) é uma história em quadrinhos de ficção científica escrita pelo autor argentino Héctor Germán Oesterheld com arte de Francisco Solano López. Foi publicada pela primeira vez na revista Hora Cero Semanal, entre 1957 e 1959.
Oesterheld publicou um remake da história em 1969, com arte de Alberto Breccia e uma sequência em 1976, com Solano López. Ambas apresentavam um tom mais político, reflexo da situação política na Argentina com o golpe militar. Nessa época, Oesterheld juntou-se ao grupo guerrilheiro Montoneros e desapareceu em 1977, quando finalizava o roteiro da sequência do Eternauta.
Com a volta da democracia à Argentina, em 1983, histórias com o Eternauta foram publicadas por outros autores.
No início de 2020, a plataforma de streaming Netflix anunciou a adaptação de El Eternaut para uma série internacional que foi lançada em 2025."
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Eternauta
Fonte: Wikipedia
Imagens Edições: Diversas da Web e fotos coleção pessoal de Rafael Menicucci, 2025.
#eternauta
#eleternauta
#netflixeternauta






.jpeg)






.jpeg)
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário