segunda-feira, 1 de junho de 2015

Manifesto

























Projeto Site: "Manifesto"

Continuando a limpeza dos meus arquivos pessoais, lá vai outro projeto que não foi adiante mas que era bem interessante da mesma época de faculdade da postagem anterior, o site: Manifesto. Em tempos de manifestações, protestos e tumultos de passeatas, greves e tudo o mais, há mais de dez anos atrás, eu e meu professor orientador da época, o designer Luciano Tardin, em parceria concebemos e imaginamos um projeto de site central de reivindicações em causas populares, ainda no início da internet de banda larga no Brasil.
Muito antes da idéia atual das reivindicações, já estávamos preocupados com os destinos do país e suas instituições. Originalmente, o projeto tinha como tema ser um site de publicação de manifestos, porém, a ênfase era o papel do design moderno. Nossas dúvidas eram: Qual era o papel do designer no sistema neoliberal capitalista? A propaganda e o design tinham culpa na falência desse sistema de exploração consumista? O que é, e como deveria ser o consumo? Meio ambiente e seres estão sendo respeitados? O que é justiça social, e que/como o designer pode contribuir para alcançá-la?
Com esse trabalho, apresentei minha conclusão do curso em Design Industrial e Projeto Final, uma monografia ensaio sobre o tema. Foi um período intenso de muito estudo e pesquisa. As questões da forma e design consumiam meus pensamentos e direcionavam minhas ações. Foi um tempo de grande aprendizado.

RM.

Acima, logotipo do site com a ilustração "O Patriota" feita para o projeto.
Abaixo, as várias páginas projetadas de navegação do site e seus conteúdos divididos por cores em assuntos.











Nenhum comentário: