domingo, 14 de junho de 2015

LUSA - A Matriz Portuguesa CCBB/RJ 2008
















LUSA - A Matriz Portuguesa, Centro Cultural Banco do Brasil/RJ 2008

Continuando essa série de postagens de projetos antigos, outro em que participei, porém nesse período cursando as Belas Artes, foi como Estagiário/Arte Educador em 2008 durante a exposição 'LUSA - A Matriz Portuguesa', pelo Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ).
No final daquele ano, durante as comemorações dos 200 anos da chegada do Rei D.João VI e a Família Real ao Brasil, O CCBB do Rio de Janeiro (cidade que recebeu e foi a capital do reino na época), realizou a exposição LUSA - A Matriz Portuguesa sobre as raízes culturais portuguesas que juntamente com as outras duas exposições anteriores; "A Arte da África" e "Arte Pré-Colombiana", fechavam a triologia de exposições sobre os temas de matrizes culturais brasileiras; indígenas, africanas e européias.
Foi como Arte Educador em visitas orientadas e outras atividades educativas, que pude exercitar e entrar em contato com o grande público e as obras da exposição. O conceito das mediações em Programas Educacionais em museus e galerias, consiste em educar o olhar e propor reflexões ao público, além de fazer despertar o gosto pela frequência desses espaços e incentivo as artes e a cultura em geral. Minha missão, entre outras, era receber e guiar os grupos de visitantes através da exposição propondo essa interação com a mesma.
Esse foi um período muito bom e substantivo de estudos, dos clássicos, do passado e da História da Arte brasileira e mundial.

RM.


Abaixo, algumas fotos em momentos descontraídos por lá. A primeira, 'desenhando' com colegas, hoje grandes professores e artistas, durante as oficinas. As últimas, com a equipe de arte educadores em frente a fachada e na "Cama" (peça interativa da exposição no hall de entrada):




Nenhum comentário: