domingo, 26 de abril de 2020

Mundo em Miniatura






















Mundo em Miniatura !

Hoje a postagem é diferente.
Hoje, eu vou aproveitar esse período de ócio que a maioria das pessoas mundo afora estão passando da quarentena da Covid-19 e falar de um grande hobby meu que cabe bem a esse momento, sobre um dos meus assuntos prediletos junto de HQs, cinema, artes em geral e jogos: As Miniaturas!
Sou um aficionado pelo "Mundo Mini"; miniaturas, estatuetas, action figures, dioramas ou qualquer outro tipo ou nome dado. Algum tempo atrás, antes do isolamento, corria atrás de lojas especializadas, colecionadores, vendedores, feiras de colecionismo, e-commerce e qualquer lugar onde pudesse adquirir ou mesmo trocar idéias sobre elas.
Tenho uma boa coleção de figuras e de temas variados e sempre que tenho tempo, me aventuro em pintar, customizar ou até montá-las. Não sou um grande artífice delas, nem nunca fiz sequer curso ou especialização. Me considero apenas um aventureiro. Gosto de tentar e ver o resultado, principalmente, quando esse fica bom, mas também já tive algumas decepções... rsrs... O importante é se divertir, penso eu.

Então, antes de explicar sobre as fotos, um breve histórico:
Sempre fui, desde criança e durante a infância, um garoto de "boneco na mão", adorava os bonecos! Sempre gostei desse tipo de brinquedo e tive uma infância muito feliz e caseira com eles (de quarto, apesar de também frequentar muito a rua!). Os amigos, trocavam bonecos e "receitas" de brincadeiras os utilizando, assim também como entusiasticamente os colecionando (à época, anos 70-80, chegava ao mercado brasileiro as grandes marcas e franquias internacionais, e, junto, os colecionáveis que ainda não se chamavam popularmente assim entre a garotada que enlouquecia com eles, e sim: [Sic] "Hominhos" ...Hahahaha!) Como qualquer garoto crescido nesse tempo e dessa geração, eu não era diferente, eu pirava ! De casa em casa brincando, acredito que esta seja a base original do meu interesse. Depois desse período veio a adolescência, e, previsivelmente para essa fase da vida, o interesse passou (com algumas raras exceções na utilização em jogos de tabuleiro, por exemplo, nos anos 90, tempos dos jogos de RPG! Mas essa é uma outra história, para uma próxima postagem... rsrs).
Mais de dez anos depois, eis que essa chama volta a brilhar, quando em uma viagem de férias para o sul do Brasil, na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul, conheço o Mini Mundo! (que nem sei se ainda lá está ou como está, uma vez que não voltei mais lá!) O Mini Mundo, para quem não conhece, é uma atração turística daquela cidade e foi construído inicialmente por um senhor artista fabricante de brinquedos local para sua família, e que antes de falecer, elaborou uma verdadeira metrópole em miniatura! Prédios, ruas, casas, carros, pessoas, todos em uma escala menor onde o público "interage" com as suas peças andando por entre a cidade em miniatura e se sentindo um gigante, no melhor estilo As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift! O Mini Mundo, se ainda existe, vale uma visita, recomendo enfaticamente!
Pois bem! Aquela experiência, quase vinte anos atrás, mexeu muito comigo! Saí de lá, repensando e relembrando as miniaturas... e, aos poucos, o interesse foi ressurgindo e fui adquirindo figuras ao longo dos anos seguintes, começando a coleção e me aprofundando no assunto, e curtindo, depois de adulto, as Minis! De lá para cá, nunca mais as larguei, estou até hoje no hobby com; Action Figures estilo GI.Joe, a chamada Militaria (soldadinhos, canhões, broches, insígnias, veículos, bombeiros e outras ligadas ao tema militar), dioramas (cenas e cenários), personagens de filmes (coleções: Star Wars, Guerreiros Históricos, as de literatura, ex.:Senhor dos Anéis, etc.), e não só temas mas também de materiais variados: metal, plástico, resina, chumbo, cobre... enfim, gosto de quase todas!
Voltei a descobrir esse universo! A "criança" em mim não me abandonou mais, porém agora, como adulto, novas facetas e horizontes desse mundo foram ampliadas. Suas possibilidades, o que era feito no passado e como é feito atualmente, seu público, perfil dos envolvidos, técnicas, fabricação, comércio, uma verdadeira indústria que existe e até, para muitos, como formas de ganhar a vida e sustento com elas. Portanto, ao contrário do nome, o tema é grande...

...Sobre as fotos, como acredito nunca ter partilhado aqui no blog essa paixão com vocês, se tratam de miniaturas pintadas por mim de chumbo ou plástico daquelas coleções de "soldadinhos" da antiga Ed. Gulliver (muito popular também até os anos 70-80!) São de temas variados como Forte Apache, 2º Guerra Mundial (Eixo e Aliados), Exércitos Confederados e até mesmo os Heróis Marvel & DC Comics, e a maioria são réplicas das originais.
Vocês vão perceber que as fotos estão variadas e misturadas, onde consta também o processo de pintura, desde uma mão de base até as cores e verniz final. Ainda hoje não terminei muitas delas e sempre gosto de ouvir dicas ou críticas a respeito desse trabalho. A troca de conhecimento é sempre uma forma de se aprimorar nessa artesania, logo, fiquem a vontade para opinar, comentar, criticar ou sugerir.

Bom, espero, que como eu, vocês gostem !

Um "Mini" Abraço !

RM.

=D


PS: Para quem tiver interesse, as réplicas das figuras em chumbo que aparecem nas fotos, são fabricadas e vendidas pelo amigo restaurador e serralheio: José Maia. Contato:(24)22434132/(24)92167487






 






















 

Nenhum comentário: