segunda-feira, 7 de setembro de 2020

UFRJ 100 Anos !

 







Aniversário UFRJ 100 Anos ! 
Universidade do Brasil
1920 - 2020

Parabéns Minerva !
Apesar das dificuldades dos últimos anos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro chegou aos 100 anos !

Ou até mais que isso se somarmos as idades das suas Escolas e Centros! Como na Reitoria, a Escola de Belas Artes (na qual estudei e estou na foto acima no dia de minha colação de grau ao lado da escultura de José Bonifácio), e que completou 200 anos; 1816 - 2016 !
Fiz parte, durante um tempo, também com orgulho dessa sua longa história e foi quando ampliei meus horizontes intelectuais. Devo muito de minha formação profissional à ela, obrigado Minerva!
Desejo +100 e melhoras para os próximos anos, saindo logo dessa atual crise em que se encontra!
Longa Vida UFRJ!

😃

RM.

#ufrj100anos
#emdefesadaeducaçãopúblicagratuitaedequalidade
#aniversarioufrj100anos

PS: E como hoje, também é 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, deixo com vocês, a canônica representação nacional desse momento, o quadro: 'O Grito do Ipiranga', do nosso grande artista, e que também foi aluno/mestre da AIBA, atual EBA; Pedro Américo!

...






















Independência ou Morte
ou
Grito do Ipiranga
(1888)

Independência ou Morte é uma pintura do artista brasileiro Pedro Américo. É considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da independência do Brasil, sendo o gesto oficial da fundação do Brasil. Seu nome vem da exclamação de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822: "É tempo! Independência ou Morte! Estamos separados de Portugal!".

A obra de Américo é reconhecida por se tratar de uma construção de identidade nacional através da arte. O quadro é um patrimônio biográfico-visual do Brasil, mostrando um momento decisivo da história da nação, apresentando uma visão gloriosa do passado brasileiro e revelando muito sobre uma determinada época do Brasil do século XIX.

A obra tornou-se a principal referência para a representação da Independência do Brasil e pinturas como Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, e Hino da Independência, de Augusto Bracet, criam uma versão alternativa à do heroísmo e do triunfalismo de Dom Pedro retratado por Américo.

É também considerada uma "imagem canônica" no ensino de história do Brasil, aparecendo, constantemente, em diversos livros didáticos. A pintura também aparece no frontão do Monumento à Independência do Brasil em São Paulo.

Localização: Museu do Ipiranga – São Paulo
Fonte: Programa História da Arte Online: www.historiadaarteonline.com.br





Nenhum comentário: