quinta-feira, 21 de abril de 2022

Tiradentes Inconfidência Mineira 1792-2022































21 de Abril Tiradentes 1792-2022


Inconfidência Mineira


Ilustração: Rafael Menicucci, 2017

Nanquim vermelha, pena e pincel sobre papel vergé


#tiradentes

#incomfidenciamineira

#tiradenteseainconfidenciamineira


***


Sobre:

A Inconfidência Mineira, também referida como Conjuração Mineira, foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais, Estado do Brasil, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.

(...) A tradução da frase em latim estampada na bandeira de Minas é “liberdade ainda que tardia”, que seria o lema da Inconfidência Mineira. Esse foi um dos principais movimentos ocorridos na história de Minas, organizado por uma pequena elite de Vila Rica (atual Ouro Preto), que incluía intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros. 

A Inconfidência, também chamada de Conjuração Mineira, visava a independência do estado em relação à Coroa Portuguesa. O estopim que fez eclodir a revolta foi a “derrama”, uma operação fiscal realizada para cobrar impostos atrasados. Do ouro extraído em nossas terras, deveria ser pago anualmente 30% ou ⅕ valor, motivo pelo qual esse imposto ficou conhecido como Quinto. 

Quando não era pago devidamente e os valores atrasados se acumulavam, a Coroa Portuguesa fazia a “derrama”, confiscando até mesmo os bens dos devedores. Os líderes do movimento, portanto, eram os endividados com o real erário Português, e também pretendiam angariar apoio popular na luta anticolonial para transformar o Brasil em uma República.

No entanto, há historiadores que defendem a tese de que, na verdade, os inconfidentes pretendiam construir um Estado independente, de modo a garantir o controle do espaço político e social da região, com a emancipação dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro (pois precisavam de uma saída para o mar e a capital do país ainda era lá).

O alferes (patente que equivale a tenente) Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi considerado um dos principais líderes dos inconfidentes, o que também é questionado por historiadores, que sugerem que a participação dele teria sido secundária. Contudo, por ter sido o único que assumiu sua participação na conspiração, foi condenado à pena de morte, o que contribuiu para torná-lo uma espécie de mártir na história. Tiradentes é o único brasileiro cuja data de morte virou feriado nacional (21 de abril). 

Data de término: 21 de abril de 1792
Data: 1789

Fontes:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Inconfid%C3%AAncia_Mineira

https://blog.estilobendize.com.br/historia-bandeira-minas-gerais/




Nenhum comentário: