segunda-feira, 31 de julho de 2023

Nós














Nós

Zamiátin

1923

Aleph

2021


Dica de leitura...

Leitura Nós Check ✅

Uma das primeiras distopias no gênero Ficção Científica.

Somos apresentados ao Séc XXVI; o "Estado Único", o "Benfeitor", as pessoas números "D-503", "O-90", "I-330", uma  sociedade matemática, controlada, igual ... Em uma época pré televisão, internet e celulares, até que seu autor fez uma previsão de futuro distópico bem interessante há cem anos atrás.

Claro, há coisas que ainda soam estranhas, só na fantasia (ou não ?), como; cubos empilhados de vidro  transparentes verdes de moradia e onde todos vigiam todos (mais os "Guardiões", uma espécie de polícia secreta) e os talões de sexo (tudo na vida das pessoas é regulado pelo governo do Estado Único, trabalho, diversão e até o ato sexual, logo, existe uma espécie de "burocracia" no flerte pessoal). Mas ainda assim, conceitos como sociedade controlada, racional, unidade, uniformes, carros voadores (chamados: aeros), governo totalitário e narrador não confiável fiel ao regime que narra, foram extensamente utilizados em obras posteriores. Fazendo de Nós, um marco precursor!

Apesar de sua linguagem um tanto confusa para os padrões atuais (os capítulos são notas pessoais do protagonista e a história é contada pelo seu ponto de vista), a trama gira meio sem conexão definida, sabemos apenas da conspiração contra o Estado Único e o cientista protagonista D-503 que é envolvido nela. Há eventos mais para o final que indicam que nem tudo é somente o que parece daquele mundo. Mas maiores detalhes não são revelados. Parece ser a intenção nos deixar como o narrador, perdidos em suas certezas/incertezas, estranho, angustiante, experimental.

É interessante perceber esses primórdios da escrita no gênero. Seu autor russo, Zamiátin, se inspirou ao que parece, em suas próprias percepções dos regimes de  sua época que conviveu, dentro e fora da Rússia Soviética. Foi preso, exilado e sensurado, e seu livro só foi ser conhecido décadas depois em seu próprio país.

Quer dizer... Por tudo que representa, Nós é uma obra fascinante.

Muito bom! ☺️

RM.


...


Sobre:

"Nós (Мы/Mii) é um romance distópico escrito entre 1920 e 1921 pelo escritor russo Yevgeny Zamiátin. A história narra as impressões de um cientista sobre o mundo em que vive, uma sociedade aparentemente perfeita mas opressora, e seus conflitos ao perceber as imperfeições dele, ao travar contato com um grupo opositor que luta contra o "Benfeitor", regente supremo da nação.

Parte dela é baseada nas experiências do autor com as revoluções russas de 1905 e 1917 e no período em que trabalhou em 1916 supervisionando a construção de navios na Inglaterra.

Embora escrito no início da década de 1920, Nós só foi publicado pela primeira vez em 1924, e em inglês e em Nova Iorque, por estar proibido na então União Soviética devido à censura imperante no país. A primeira edição no idioma russo só foi lida em 1927/1928, quando publicada em um jornal de emigrados. O livro só adentrou legalmente a pátria-mãe do autor em 1988, com as políticas de abertura do regime soviético."


Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3s_(romance)


#we

#nós

#zamiátin

Nenhum comentário: