domingo, 10 de dezembro de 2023

Engenheiros do Hawaii - Gessinger Licks e Maltz Álbum+30Anos:1992-2023!

 



















Engenheiros do Hawaii - Gessinger Licks & Maltz

Álbum+30Anos:1992-2023 !!!

E completou já mais de trinta anos do último projeto álbum de estúdio da banda Engenheiros do Hawaii com a formação conhecida!

O final de uma era para o nome da banda. Foi o último álbum de inéditas com a formação clássica mais  duradoura de seus componentes e que os elevou a condição de uma das maiores do cenário Rock Pop da música brasileira! Humberto Gessinger, vocalista e baixista, Augusto Licks, guitarrista e Carlos Maltz, baterista, o Power Trio de Porto Alegre mais famoso do Rio Grande do Sul desde A Revolta Dos Dândis, álbum de 1986, se despedia com o GLM (como ficou conhecido pelos fãs!).

O álbum contém as famosas faixas: "Ninguém=Ninguém", "Parabólica", "Até Quando Você Vai Ficar?", "Chuva de Containers" e outras. Marcou o início do desentendimento entre si de seus integrantes e o fim de uma determinada estética e sonoridade. Desde a década anterior a banda vinha sem interrupção de trabalhos consagrados, ano a ano de sucessos de vendas, público e crítica, com álbuns como: O Papa É Pop, Ouça O Que Eu Digo Não Ouça Ninguém, Alívio Imediato, Várias Variáveis, além da primeira já citada acima! Nesses, continham hits como "Infinita Highway", "Refrão de Bolero", "Exército de um Homem Só", "Pra Ser Sincero", "Nau à Deriva", "Piano Bar", "Terra de Gigantes", "Somos Quem Podemos Ser", etc. Foi uma época muito rica musicalmente que até hoje, deixou saudades entre sua base de fãs (inclusive, para muitos, a banda realmente encerrou alí, as outras fases e tudo que viria depois seriam outra coisa!).

Eu, particularmente, não o escutei muito na época. Lembro dele como CD (já tinha começado a transição do LP para o CD) e ainda estava muito preso ao LP anterior do Papa É Pop que escutei muito de um amigo que o deixou lá em casa. Quando veio a rádio tocando "Parabólica" é que fui procurar saber em qual disco deles estava a música e lembro que só uma prima tinha o CD Eng'os do Hawaii GLM! Achei diferente a capa com as cores (aquele fundo azul piscina com amarelo nas letras! Uma coisa meio UE? rsrs) e o logo redondo com as iniciais deles estilizadas (como até hoje acho! Muito diferente de tudo deles, exceto pela forma em engrenagem!), chamou minha atenção, mas era também a época do Grunge e aquele apelo Pop me passou meio batido, já demodé...

Hoje, o reescutando, vejo como ele é bom! Como a banda ainda tinha vigor, mesmo que naqueles tempos assim não parecendo. Menos guitarras, mais o teclado de Gessinger... o som tomava outra direção. Eles soavam desgastados depois da explosão do sucesso anterior, mas ainda eram o Engenheiros do Hawaii. Depois disso, vem o Humberto Gessinger Trio e depois uma nova fase em quinteto até com a participação do Fernando Deluqui do RPM fazendo parte no álbum seguinte de inéditas: Simples de Coração.

... é, talvez os fãs estejam certos ...

GLM rules!

😉

RM.


...


Sobre:

"Gessinger, Licks & Maltz é o sexto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Engenheiros do Hawaii. O disco foi gravado em agosto e setembro de 1992, nos estúdios BMG, no Rio de Janeiro, e foi lançado em outubro do mesmo ano pela gravadora BMG, através do selo RCA-Victor. O terceiro disco autoproduzido pelo próprio grupo é marcado pelo domínio dos teclados de Humberto Gessinger na sonoridade do grupo. Assim, embora os outros membros contassem com bastante liberdade em estúdio para criar os arranjos de seus instrumentos, o espaço ocupado pelos teclados deixava muito pouco a ser feito, especialmente pelo guitarrista, Augusto Licks. Este álbum é, desse modo, representativo do momento introspectivo e egocêntrico vivido pelo cantor e compositor, o que fica claro pelo reduzido número de parcerias nas composições e pelas letras carregadas de experiências pessoais. Ainda, o trabalho parecia apontar para uma espécie de "beco sem saída", já que a crítica especializada era unânime em apontar que a banda se repetia."

Lançamento:

outubro de 1992

Gravação:

Agosto e setembro de 1992

Estúdio(s):

Estúdios BMG, no Rio de Janeiro

Gênero(s):

Rock Pop rock Rock gaúcho Milonga Rock progressivo Balada

Duração:

51:36

Idioma(s):

Português

Formato(s):

CD LP K7

Gravadora(s):

BMG, através do selo RCA-Victor

Produção:

Engenheiros do Hawaii

Certificação:

 Ouro - Pro-Música


...


Engenheiros do Hawaii - Gessinger, Licks & Maltz (1992)


1. "Ninguém = Ninguém"

2. "Até Quando Você Vai Ficar?"

3. "Pampa no Walkman"

4. "Túnel do Tempo"

5. "Chuva de Containers"

6. "Pose (Anos 90)"

7. "No Inverno Fica Tarde + Cedo"

8. "Canibal Vegetariano Devora Planta Carnívora" 

9. "Parabólica" 

10. "A Conquista do Espelho" 

11. "Problemas... Sempre Existiram"

12. "A Conquista do Espaço"


Fonte:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gessinger,_Licks_%26_Maltz


Nenhum comentário: