quinta-feira, 29 de abril de 2010

G. I. Joe







G. I. Joe ou Comandos em Ação!

...E já que o clima é de nostalgia, aí vai mais uma direto do passado: Os Camandos em Ação ! Qualquer pessoa da minha idade ou até mais velho que foi garoto no Brasil dos anos 80, curtiu esses personagens. Sejam na TV, brinquedos, HQs e álbuns de figurinhas, todos adoravam os G. I. Joe (no nome original). Eu tenho minha coleção de bonequinhos guardados até hoje e lembro com muito carinho e saudade dessa época, brincando com amigos, vendo o desenho animado, colecionando figurinhas, encartes e discutindo os personagens.
Na época em que passava a animação na televisão nas manhãs de domingo, a Rede Globo transmitiu uma única vez, o episódio que é considerado o último do seriado da TV: "Arise, Serpentor Arise!". G.I.Joe-The Movie, trata-se de um longa de animação com quase 2 horas de duração mostrando a queda das temíveis organizações terroristas COBRA e seu famoso Comandante! Recentemente vasculhando esse passado, encontrei sites para baixar as temporadas do seriado e vídeos no Youtube. Aqui em baixo, vocês podem ver a clássica abertura do desenho animado. Sugiro, pra quem for fã, correr atrás das outras temporadas e do filme. Estreou também para cinema o filme Live Action oficial mas desse eu não posso falar porque ainda não o vi. Yoooo Joe!


RM.




























Ilustração: Rafael Menicucci



.....................................................................................



Os Bonecos:

Em 1964 a empresa Hasbro lançou o conceito dos bonecos de ação para os meninos, quando Stan Weston, inspirado no programa de TV chamado O Tenente, criou o G.I. Joe (Soldado Zé), um boneco militar com 30 centímetros que possuía 21 articulações e a possibilidade de trocar o uniforme. Até o momento, bonecos era coisa de meninas, mas o articulado para meninos tornou-se um grande sucesso em todo o mundo e em apenas três anos já tinha mais de 75 personagens.
Na década de 1970, G.I. Joe e seu grupo de aliados transformaram-se em aventureiros, lutadores de Kung Fu e até super-heróis, até deixar de ser fabricada em 1978. Em 1982, com uma união Marvel e Hasbro a linha voltou a ser produzida, agora com 10 centímetros, menos pontos articuláveis e cada personagem com uma história própria, sucesso total! No Brasil, o sucesso não foi diferente, quando chegou em 1984 com o título de "Comandos em Ação", conseguindo também grande aceitação junto aos garotos da época, tendo inclusive o lançamento de uma revista em quadrinhos pela editora Marvel e posteriormente relançada pela editora Image comics.














Animação:

As animações usadas nos comerciais de Tv dos bonecos e das revistas, agradaram tanto a garotada que a Hasbro encomendou uma mini-serie à Sunbow Productions em parceria com a Marvel Productions Ltd. . A mini-série em 5 partes, chamada "G.I. Joe: A Real American Hero", tinha ação, um excelente roteiro e o principal: uma vasta galeria de personagens interessantes que a garotada já estava acostumada a consumir. A mini-serie abriu espaço para a produção de uma série animada para a Tv lançada em 1985.
No desenho para a Tv, o grupo de guerrilheiros do G.I. Joe lutam contra o terrorismo, principalmente o causado pelo grupo "Cobra". São tantos personagens que muitos ficaram ao longo da série com apenas pequenas participações em alguns episódios.








A História:

Sob a liderança de Duke, o grupo G.I. Joe combatia a vilania com os melhores guerrilheiros de diversas parte do mundo. Entre os principais personagens que aparecem no desenho estão: Lady Jane, Bazooka, Dusty, Scarlett, Flint, Gung-Ho, Espírito, Hawk, Wild Bill, Law, Beach Head, Falcão, Roadblock, Leatherneck, Cutter, Snake Eyes, Footloose, Sparks, Quick Kick, Deep Six, Mutt, Sargento Slaughter, Heavy Metal, Jinx, Mercenário, Short Fuze, Zap. Também aparecem: Ace, Airborne, Airtight, Alpine, Barbeque, Big Lob, Blowtorch, Breaker, Chukles, Clutch, Dial Tone, Doc, Flash, Frostbite, Grunt, Iceberg, Lifeline, Lift Ticket, Recondo, Red Dog, Rip Cord, Rock n´Roll, Slipstream, Stalker, Steeler, Taurus, Thunder, Stoolboth, Torpedo, Tripwire e Tunnel Rat.
Liderados pelo Comandante Cobra a organização Cobra era formada por combatentes bem treinados com o intuito de promover o terrorismo. Entre os integrantes da força inimiga tínhamos: Destro, Baronesa, Serpentor, Dr. Mindbender, Major Bludd, Ripper, Tomax, Copperhead, Buzzer, Scrap Iron, Caveira, Monkeywrench, Storm Shadow, Pythona, Xamot, Zandar, Firefly, Wild Wiesel, Golobulus, Zarana, Nemesis Enforcer, Thrasher.







No Brasil:

O desenho estreou no Brasil na Rede Globo, no programa infantil Xou da Xuxa, sendo exibido diariamente em meados da década de 1980. Na época alcançou um grande sucesso junto com os comerciais da linha de brinquedos.
Ainda nos anos 80, Comandos em Ação ganhou um horário próprio na programação de domingo da Rede Globo.

O Filme:

Brian Goldner, diretor da Hasbro e um dos produtores-executivos de Comandos em Ação (G.I. Joe), fez importantes revelações sobre o filme.
Primeiramente revelou que o roteiro do filme não é baseado no desenho animado dos anos 80, e sim na clássica série de quadrinhos da Marvel, que teve 155 números. Inclusive Goldner informou que o quadrinista Larry Hama, um dos criadores dos G.I. Joe nas HQs, está trabalhando no roteiro e poderá fazer uma ponta no filme.
Goldner ainda disse que, como nos quadrinhos, será uma história que roda o mundo, há cenas de ação subaquáticas, no deserto, em montanhas e em locais urbanos. Revelou também que no fundo, o filme é todo sobre a ascenção do Comandante Cobra.
A história será ambientada dez anos no futuro. Stuart Beattie escreveu o roteiro, com a colaboração de Paul Lovett & David Elliot e Skip Woods.
Stephen Sommers (A Múmia 1 e 2, Van Helsing) é o diretor e Lorenzo di Bonaventura (Transformers) é o produtor ao lado de Brian Goldner da Hasbro.







Fonte:http://www.infantv.com.br/comandosacao.htm
http://www.youtube.com/watch?v=DN034sBeF4c&feature=player_embedded

Nenhum comentário: